Google Analytics - Tutorial de como gerenciar e configurar

Nenhum comentário
Gerenciar e configurar

Para que serve o Google Analytics?

O Google Analytics é uma Interface de Programação de Aplicativos. É uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, e usada para que Webmasters e profissionais da área de SEO façam o acompanhamento de todas as estatísticas de seu blog ou site.

O ponto forte, em nossa opinião, são as verificações das variáveis, pois através disto é possível verificar palavras chave (Keywords) relevantes ao seu conteúdo (artigos e páginas estáticas). Os dados fornecidos pelo Google Analytics são tirados do próprio Google através de suas estatísticas. É uma das melhores ferramentas deste segmento!

Noções do Google Analytics

Para iniciarmos nosso tour, você precisa ter uma conta no Google. Tendo em vista que todas as contas do Google são sincronizadas, basta você ter uma conta em qualquer outro serviço Google, como Gmail, Google sites, Youtube, etc... para que você possa acessar o painel do Google Analytics.

Acesse o painel através do lin Google Analytics e clique em Criar uma Conta na ferramenta:


entenda como o google analytics funciona

Caso seja seu primeiro cadastro, você deverá inserir algumas informações básicas do seu blog, como nome da conta, url, País de origem, etc...

O cadastro deve ser feito de maneira correta e coerente, pois este é o campo utilizado na impressão de relatórios. Passar os dados corretos do País de origem e do fuso horário são importantes para que não ocorram erros nos dados referentes ao horário de maior acesso dos usuários.

Veja cada um dos campos:

Nome da Conta: Esse campo irá ajuda-lo a identificar em qual conta será feita a análise. Quando existem várias contas, é neste trecho que você poderá separá-las.

URL: Nesta etapa, você deve escolher entre “http”, “https” ou “Não é um website”. Após este passo, deve ser inserido o domínio do seu blog.

Fuso Horário: Você irá escolher o seu País e o fuso horário do seu País.

Categoria do Setor: Você terá diversas opções de categoria para escolher a que mais se adequar ao seu modelo do seu blog.


primeiro cadastro no google analytics

Para terminar esta etapa, é necessário que você leia os termos do contrato do Google Analytics com atenção e, em seguida, selecionar Concordo e Criar conta.

confirmando cadastro no google analytics

Pronto! Sua conta no Google Analytics foi criada!

inserindo código de acompanhamento do google analytics no blog ou site

O próximo passo é inserir o código de acompanhamento dentro do blog. Você pode inserir em suas páginas, manualmente, ou dentro do código fonte do blog, o que é mais aconselhável, pois assim, todas as páginas serão analisadas pelas ferramentas do Google Analytics.

área do código de acompanhamento do google analytics

No caso do Blogger, você deve inserir a ID de acompanhamento nas configurações do Blogger para que o Google Analytics faça a análise das estatísticas do blog.

ID do google analytics nas configurações do blogger

Trabalhando uma seção no Google Analytics

Após ter adicionado o código de identificação em seu blog, tanto nas configurações do Blogger quanto no código fonte, é hora de iniciar uma seção no Google Analytics.

Note que por ter acabado de criar a conta, suas estatísticas ainda não terão dados suficientes para uma análise mais profunda, mas existe a opção em tempo real, onde você poderá visualizar a origem do seu tráfego Keywords e visitantes online.

Para iniciar uma seção, vá até a página do Google Analytics, faça login com com sua conta Google, e você verá o nome do seu blog na tela inicial. Selecione-o e, em seguida, selecione todos os dados do blog:
acompanhando os relatórios na seção do google analytics

Uma tela se abrirá para que você possa fazer o acompanhamento das estatísticas.

Fazendo o acompanhamento dos relatórios

Após ter logado com sua conta Google, ter selecionado todos os dados do blog, e ter sido redirecionado para a tela com as estatísticas, haverá, na coluna lateral, uma série de opções de acompanhamento.

Como falamos acima, é necessário que se tenha o Google Analytics configurado há algum tempo em seu blog, mas você pode acompanhar as estatísticas em tempo real.



Você pode, também, optar por escolher dia, semana ou mês para exibir seus relatórios, assim como baixar planilhas com todos os dados do seu blog.

Outro ponto interessante do Google Analytics é a opção de inserir Redes Sociais junto aos seu relatórios. Com isso, você terá uma noção de quais Redes Sociais geram mais tráfego.

A última etapa para otimizar seus relatórios é fazer a integração do Google webmaster e do Google Adsense para que todos os dados estejam sincronizados, e você possa ter uma noção, tanto de dados estruturados quanto de campanhas pagas.

Inserindo uma conta nova no Analytics

Na aba administrador, também, é possível adicionar uma nova conta. Esta conta não terá nada a ver com o seu blog adicionado antes. Já na aba ao lado, em propriedade, é possível criar uma nova propriedade nesta área.

Todo blog adicionado à área de propriedade do Google Analytics

Excluindo uma conta ou uma propriedade

Essa é uma etapa delicada! Veja bem, se você tem uma conta e possui várias propriedades, você pode excluir qualquer propriedade individualmente, porém, se cada propriedade estiver em uma conta individual, você só poderá excluir a conta para deletar a propriedade, e neste caso, você perderá todos os dados contidos na conta e na propriedade, não podendo ser restaurados.

O mais aconselhável é que sejam criadas várias propriedades na mesma conta, sendo, futuramente, gerenciadas de forma individual, não correndo o risco de perder os dados existentes na sua conta.



E, aí, gostou?


Este artigo está disponível para publicação em outros blogs ou sites desde que seja seguida a Política do BG

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.