Configurações do blog no Blogger - Gerenciando detalhadamente

Um comentário


Configure seu blog do Blogger

Leia este artigo até o final para configurar seu blog no Blogger de maneira correta!

Neste artigo, vamos explicar como definir as configurações do blog no Blogger de maneira correta para fique visível para mecanismos de busca (crawlers ou spiders), e, também, para facilitar a navegação do leitor, moderar os comentários, e tudo que envolve as configurações do blog no Blogger.

É um tutorial detalhado com passo a passo, portanto, exigirá atenção. Juntamos todas as configurações do Blogger num único post!

Apesar de muitos pro bloggers afirmarem que o Wordpress ou o Joomla são superiores ao Blogger em termos de banco de dados, linguagem php, design, etc... devemos concordar que a interface do Blogger é mais simples de se trabalhar, e existe a vantagem de ser do Google.

O fato do Blogger ser uma ferramenta do Google, facilita o sincronismo com outras ferramentas, como o Google Analytics, Google drive, Google sites, etc... e também ajuda na indexação de páginas. Mas não adianta apenas estar no Google e ter conteúdo de qualidade, pois existem configurações no Blogger que precisam ser definidas, e é este ponto que iremos tratar aqui. Acessando o painel do Blogger (configurações) No painel do seu blog, selecione a área configurações no menu do Blogger:



acessando o painel do blogger em configurações
Na primeira opção (Básico), praticamente, já vem configurado por padrão, mas vamos explicar os itens desta opção:

1° - Título

Esta área é o título do seu blog. Não é o mesmo que você definiu em sua URL. Este título irá aparecer na parte superior do código fonte do seu blog como <title>título do blog</title> para os motores de busca. Dentro do seu template (tema) o título definido dentro desta área irá aparecer no cabeçalho da página. A posição varia de modelo para modelo de template, e é essencial que você mantenha o título em seu blog para que os mecanismos de busca localizem-no e associem ao seu conteúdo. Caso queira retirar o cabeçalho do blog da sua página, não tem problema, mas deixe o título nesta área preenchido.

2° - Descrição
Segue o mesmo esquema do título explicado acima. Irá aparecer abaixo do cabeçalho, tanto para os mecanismos de busca, quanto no template, porém, é possível tirar do template, mas deixe este campo preenchido, pois, mesmo que não apareça no template, ainda assim, irá aparecer no motores de busca, o que ajuda na indexação do blog e não causa erros em dados estruturados (algo que você pode verificar nas ferramentas para webmaster).

3° - Publicação
Esta área é onde você irá definir a URL do seu blog, e, também, é onde se pode colocar URL de domínios próprios ou mesmo decidir se seu blog pode ser acessado com ou sem o "www".

4° - Permissões (autores)
É onde você irá inserir autores ou colaboradores do seu blog, e onde está localizado seu perfil como proprietário.
5° - Permissões (leitores)
Nesta área, você decidirá quem poderá acessar seu blog. Aqui, você poderá bloquear o acesso de qualquer outro usuário ou somente de colaboradores ou autores do seu blog. Sugerimos que deixe como público. As outras opções são apenas para blogs em fase de construção, etc...
Postagens e comentários do Blogger
Agora, vamos tratar da área onde você irá configurar seus posts e comentários:

configurações das postagens e comentários no blogger 
Em configurações, postagens e comentários, você irá definir o número de postagens, como elas serão exibidas, comentários e outros recursos interessantes.
1° - Mostrar no máximo
Esta área se refere ao número de postagens que irá aparecer na página inicial do seu blog. Este recurso se aplica a modelos padrões do Blogger. Para modelos personalizados é relativo o funcionamento deste recurso, principalmente modelos que possuem resumo de postagens com scripts. Neste caso, a maioria dos scripts se baseia em datas, ou seja, a data da publicação. Caso não especifique uma data, ela é gerada automaticamente pelo Blogger.
2° - Modelo de postagem
Com relação a este recurso, alguns blogueiros ainda tem dúvidas e muitos não aplicam. Nós, particularmente, não achamos necessário para o BG, porém, para muitos blogs que possuem páginas com estrutura semelhante é extremamente útil. O modelo de postagem, na realidade, é um sistema pré programado para seu post, ou seja, tudo que você inserir dentro desta área será exibido na criação do seu post. Pode-se inserir quase tudo.. css, html, javascript, enfim, você pode criar uma estrutura de uma página inteira e deixar ativada dentro do seu modelo de postagem para que, na hora que você for criar seu artigo, a estrutura da página já esteja pronta.
3° - Mostrar imagens com lightbox
ou em outras plataformas de blog. É necessário que se insira algum plugin para exibir imagens em lightbox no Blogger. Você tem este recurso sem a necessidade de nenhuma instalação de plugin ou mesmo alteração no código fonte, basta ativá-lo nesta área. Porém, se deseja algo mais sofisticado, você terá que recorrer a plugin com javascript, apesar de ser possível criar algo semelhante apenas com css.
4° - Comentários/local dos comentários no Blogger
Aqui você seleciona a área de comentários. Existem algumas opções bem interessantes, como abrir a tela de comentário em uma nova janela ou, então, abrir uma pequena tela de popup. Para os mais conservadores, existe a opção incorporado, ou seja, o leitor irá comentar na página do artigo.
5° - Quem pode comentar
Nas configurações, possui a função de bloquear spams, pirataria, falsos backlinks, etc... Esta opção é para quem deseja moderar os comentários no Blogger ou deixar livre para o leitor. Nós do BG seguimos a política de que todos podem comentar, basta não violar as regras determinadas por nós na Politica de privacidade do BG.

É útil, pois nem todo leitor gosta de ter que esperar para que seus comentários sejam aprovados pela moderação do blog, e pensando nisso, nós liberamos os comentários, porém, ditamos regras para comentar. Tendo em vista que a moderação está regularmente moderando e otimizando o blog, não passa nenhum comentário despercebido, e assim sendo, qualquer comentário abusivo ou que não esteja dentro das normas do BG é excluído de imediato. Isto é algo que muitos webmasters não adotam, pois, preferem moderar internamente antes de publicar o comentário. Mas fica a seu critério!


Na opção quem pode comentarUsuário registrado, só poderão comentar leitores que possuem uma conta OpenID, como conta no Google, Wordpress ou em outras plataformas disponíveis.
Na opção Usuário com contas do Google, o nome já diz, somente leitores que possuírem conta Google poderão comentar em seus artigos.


Na opção Somente membros deste blog, apenas quem assinou como membro do blog poderá comentar. Para colocar uma caixa "assinar como membro", basta ir em layout, no menu, escolher uma área para adicionar o Gadget, escolher a opção Mais Gadgets, e selecionar Seguidores. Não é muito aconselhável, pois pode causar uma taxa de rejeição.

6° - Moderação dos comentários
Este espaço é destinado a moderar comentários do blog no Blogger. Na opção sempre, o comentário estará aguardando a sua moderação. Seu email também estará disponível para que o leitor peça que seu comentário seja publicado.

Na opção às vezes, o artigo terá moderação pelo período de tempo que você determinar. Após este período, não haverá moderação.
Em nunca, nenhum comentário terá moderação, sendo publicado imediatamente. Nosso conselho, neste método, é que você esteja sempre atento aos comentários para que não seja punido pelo Google por obter comentários que não condizem com as diretrizes da Política do Google.

Não esqueça de inserir um email para que os usuários possam entrar em contato com você, caso deseje moderar sempre os comentários.

7° - Verificação de palavras
Este é um sistema anti spam utilizado pelo Blogger. Nesta opção, será exibido um captcha toda vez que um usuário comentar em seu blog. Será necessário preencher o campo com os caracteres do captcha, algo muito útil para evitar ataque de spams. Você pode optar por sim ou não. Note que, logado com sua conta, você não verá o captcha, por ser proprietário do blog.

8° - Ativar a exibição de backlinks
Esta opção libera os backlinks que estão apontando para seus artigos, e é altamente aconselhável que deixe ativo. Para saber quais backlinks estão apontando para seu blog, acesse http://www.google.com/blogsearch e na barra de pesquisa coloque o seguinte código link: seu-blog-aqui.blogspot.com

9° - Mensagem de formulário de comentário
Este último item da área de postagem e cometários também é importante. Nesta área, você irá inserir mensagens explicativas ou de alertas sobre os comentários que serão publicados. Também é possível colocar um link de redirecionamento no formato html junto à mensagem.

Configurar celular e email
Esta área da configuração também é importante, pois é aqui que vamos configurar outras formas de postagem:


configurar de maneira correta seu celular e email para postar no blogger.
1° - Celular/Postando com SMS/MMS
Essa é uma ferramenta que simplifica muito a vida do blogueiro. Através dela, você pode enviar suas postagens para o Blogger a partir de seu dispositivo móvel. Para configurar seu celular no Blogger, você deve clicar em Saiba mais sobre dispositivos móveis. Esta página explica todo o passo a passo, sendo uma ótima ferramenta para quem trabalha com imagens e fotos, e publica com frequência.

2° - E-mail/Postando com e-mail
Outra maneira de postar que simplifica a vida do blogueiro é o Mail2Blogger, onde basta inserir um nome de usuário e escolher uma de três alternativas para publicar um conteúdo, ou seja, você entrará em sua conta de email e irá enviar um email para o que você definiu nesta área. Exemplo: usuário."seu nome"@blogger.com e escolher uma das opções, como descrito abaixo:

*publicar email imediatamente
*salvar email como postagem de rascunho

3° - E-mail de notificação de comentários
Cadastre um email seu para receber do Blogger uma notificação a cada comentário publicado em seu blog.

4° - Postagens por e-mail
Aqui você cadastra dez de seus contatos para que eles recebam uma notificação do Blogger, cada vez que você criar uma nova postagem.
Idioma e formatação
Esta área define como serão mostrados horário, dia e ano. É aconselhável que sejam definidos todos os campos de acordo com sua região e fuso horário. O único item que merece nossa atenção para mostrar a você é o fato de você poder mudar o idioma de algumas palavras ou mesmo do conteúdo da postagem enquanto está escrevendo. Para isso, basta clicar em ativar transliteração e selecionar o seu idioma.
Configurar preferência e pesquisa
Esta é uma das mais importantes configurações do Blogger. Aqui, você irá definir alguns itens essenciais. Vamos citá-los um a um:

preferência de pesquisas configuradas de maneira correta
1° - Metatags/descrição
Essa área é referente à descrição que irá aparecer relacionada ao seu blog nos mecanismos de pesquisa. É essencial que você escreva um texto atraente e que tenha relevância com o assunto abordado em seu blog para conseguir mais cliques. Não deixe em branco!
2° - Erros de redirecionamento
*página não encontrada personalizada

Essa área é referente à pagina de erro 404 do seu blog. Você já deve ter notado que em alguns blogs e sites, quando um leitor digita uma URL errada ou quando um conteúdo publicado foi removido (URL inativa), aparace um erro chamado 404. Essa página pode ser estilizada e deixar de ser uma página para aumentar a taxa de rejeição, e sim, para manter o leitor em seu blog. Basta criar uma página com html, css ou javascript, se preferir, e inserir nesta área clicando em editar.

Para criar uma página de erro com estilo, leia este artigo.

*redirecionamentos personalizados

Esta área é destinada a fazer redirecionamento de URL's, ou seja, você pode usar a URL do seu blog atual para fazer o redirecionamento para outros blogs ou websites, tendo sido ou não criados por você.

3° - Rastreadores e indexação
Atenção! Use com cuidado! O uso incorreto destes recursos pode fazer seu blog ser ignorado pelos mecanismos de pesquisa.

Na própria página do Blogger, existe uma mensagem dizendo para ter cuidado ao usar estes itens. Mas vamos explicar como configurar de maneira correta para melhorar o rastreamento do seu blog:

*robots .txt personalizado

Esta área destina-se a especificação do que os robots.txt devem fazer em seu blog, se devem rastreá-lo e indexá-lo, ou ignorá-lo. Também é possível determinar se só uma parte do seu blog será rastreada, ignorando outras URL's ou pastas. Mas, de um modo geral, vamos explicar como colocar um código para que os robots.txt do Google vasculhem todos os dados do seu blog e indexe.

Nesta área, clique em editar. Ao abrir a caixa, clique em ativar conteúdo do robots.txt personalizado e insira o código exatamente como está abaixo:

User-agent: Mediapartners-Google
Disallow:

*tags de cabeçalho de robôs personalizados

Esta área é destinada a instruir os crawlers ou spiders a indexar ou não uma página ou parte dela. Aconselhamos deixar desativado e usar o padrão do código fonte do seu tema. Para mais detalhes, leia o suporte do Google.

Configurando outro
Finalmente, chegamos à última etapa das configurações do Blogger. Nesta área, também iremos definir alguns itens importantes:

1° - Ferramentas do blog
Aqui, você poderá importar todas as postagens e comentários de outros blogs, assim como exportar para seu computador todo o conteúdo do seu blog, como páginas, postagens e comentários, e também excluir seu blog.

2° - Feed de site/permitir feed de blog
Esta opção serve para liberar o feed do seu blog no Blogger. Basta criar uma conta no FeedBurner. Por padrão, todo blog criado no Blogger já possui uma conta no FeedBurner, mas é necessário configurar sua conta para que seu Feed exiba suas postagens de maneira correta.

Em seguida, é só você inserir a URL do seu Feed no FeedBurner, e suas postagens irão para o Feed normalmente, podendo oferecer a possibilidade de inscrições para seus leitores, assim como cadastramento do seu Feed em agregadores, para publicar seu conteúdo.

3° - Postar rodapé do Feed
Esta área é para adicionar algo no rodapé de cada Feed de notícia publicado no seu agregador de Feed, no caso, o FeedBurner. Você pode inserir publicidades, anúncios, textos, imagens, qualquer coisa.. basta clicar em editar e inserir seu código na caixa que irá se abrir. Feito isso, salve.
4° - Ativar links de título e links anexados
Esta etapa adiciona as opções de link de título e link anexado ao editor de postagem. Os links de título permitem definir uma URL personalizada para o título de sua postagem. Os links anexados são usados para que Podcasts, MP3's e outros tipos de conteúdo em suas postagens possam ser reproduzidos em feeds como RSS e Atom.
5° - OpenID/ ativar sua URL do OpenID
Sua URL do OpenID pode ser usada para fazer login em outros sites do OpenID. Você também pode permitir que usuários do OpenID postem comentários em seu blog, ajustando as configurações de comentários, como foi descrito acima.
6° - Conteúdo adulto
Esta área destina-se a blogs que possuem conteúdo adulto. Para blogs com esta temática, é necessário que se ative este item, pois blogs que não possuem esta ativação serão excluídos sem prévio aviso pelo Google.
7° - Google Analytics/ID de propriedade da web do Google Analytics
Este é o código de identificação do Google Analytics. É necessário que se coloque a ID do Google Analytics nesta área. Para que as estatísticas do seu blog possam ser analisadas, é necessário que se tenha uma conta no Google Analytics.

Aconselhamos que você leia o Tutorial Google Analytics.

E, então, gostou? Dê sua opinião!

Este artigo está disponível para publicação em outros blogs ou sites desde que seja seguida a Política do BG

Um comentário :

  1. Estas informações postadas neste site foram de grande utilidade para o meu trabalho. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.