Plágio - Direitos autorais - Cópia - Como denunciar ao Google

7 comentários
não ao plágio

Saiba como denunciar plágio, cópia ou violação de direitos autorais ao Google

O plágio é um mal que assombra a blogosfera. Quando falamos de plágio, falamos de todo tipo de cópia. Normalmente, alguns blogueiros parasitas copiam o conteúdo de um artigo para republicar em seu blog. Desta forma, além de conseguir links baseados no artigo original, ainda afetam o conteúdo original por se ter um conteúdo duplicado para os motores de buscas.

Uma técnica usada em imagens para não serem copiadas é a marca d'água por cima da imagem, pois ao ser retirada afeta a estrutura da imagem. Já para artigos, muitos webmaster utilizam o bloqueio de cópia "arrastar e soltar" "ctrl+c ;e ctrl+v" e o "lado direito do mouse", Um guia de bloqueios muito utilizado que você pode encontrar ;aqui.

Porém, ainda assim, pode-se salvar a página e republica-la ou para os plagiadores que tem mais tempo e paciência, pode-se escrever linha por linha do artigo original.

Enfim, por mais que tomemos precauções contra esses parasitas da web, ainda assim somos plagiados.


divulgue

O que fazer para evitar o plágio?

Quando o conteúdo copiado é indexado e o link plagiado está perdendo cliques por culpa de um outro artigo como o mesmo conteúdo, cabe ao blogueiro do artigo original denunciar ao Google esta situação.

Alguns itens que você deve saber é que o Google segue diretrizes, e vamos citar algumas delas:

Quando o plágio se refere a itens recém criados e que pertencem a algum produto do Google, o Google tira de suas buscas orgânicas. Já para plagiadores que já são conhecidos do Google ou casos em que o Google já os puniu em outras situações, o Google pode até excluir os blogs dos plagiadores.

O problema é quando o plágio acontece em outras plataformas que não o Blogger, ou seja, em um outro servidor sem ser o Google. O que o Google faz é retirar o conteúdo de suas buscas orgânicas.

O Google está mais atento para esses problemas e está punindo não só o artigo plagiado, mas, também, mesmo os artigos originais do blog que plagiou rankeamdo seus posts em piores colocações. Este é um item que o Adelson Smania explica no artigo Google punirá plagiadores nos resultados das buscas.

De qualquer forma, é sempre bom avisar ao Google que seu conteúdo, link, etc.. está sendo copiado ou que seus direitos autorais estão sendo violados.

Tutorial - Fazendo denúncia ao Google

Para proceder com a denúncia, você deve acessar a página de Pedido de remoção de conteúdo do Google.

Ao acessar esta página, você será redirecionado para uma tela como esta, abaixo:


plágio

Nesta etapa, você deve identificar se o link, artigo, etc... que plagiou você, está nas pesquisas do Google. Caso esteja, marque a opção "Pesquisa web do Google", em seguida, marque a opção "tenho um problema não mencionado acima" e o próximo item a ser marcado é "encontrei um conteúdo que está violando meus direitos de autor" e, mais abaixo, marque a opção "Sim, sou o proprietário dos direitos do autor ou estou autorizado a agir em nome do proprietário de um direito exclusivo alegadamente violado" e, por último, marque a opção "outro", caso seja um artigo ou link. Se for uma imagem, marque a opção "imagem".


plágio

Após selecionar todos os campos, uma tela com uma mensagem irá se abrir com algumas instruções e, ao final das instruções, um link para ir ao formulário, para você fazer a denúncia como na imagem acima.

Ao abrir o formulário para a denúncia, todos os campos de identificação do autor do conteúdo precisam ser preenchidos de maneira correta:


plágio

Após esta etapa, logo mais abaixo, dentro do formulário, você precisa preencher os três campos da seguinte maneira:
  • No primeiro campo, você deve explicar que é o autor do artigo original e especificar se existem direitos autorais e/ou politica de privacidade do seu conteúdo.

  • No segundo campo, você deve inserir as URL's dos artigos que foram plagiados.

  • No terceiro campos, as URL's dos plágios:
plágio

Após preencher estes campos, existem três caixas para marcar referentes ao seu problema com plágio. Marque um deles, depois preencha sua data da denúncia, nome do detentor dos direitos, o captcha e clique em enviar:

plágio

Você já foi plagiado? Já teve algum artigo seu na web duplicado sem a sua autorização? Conte-nos sua experiencia!

7 comentários :

  1. Na maioria dos casos, se não 99% deles, os plágiadores não editam os textos, acham que é perda de tempo e além do mais quem cola, é pq tem muita preguiça e não quer ter trabalho, então simplesmente copiam e colam, levando junto a formatação e inclusive, toda e qualquer particularidade que o texto possuir. Sendo assim, adotei um pequeno recurso, nos meus blogs, para facilitar a identificação de plágio dos meus textos. Crio um link escondido em qq parte do texto, num ponto ou numa virgula, adicionando a terminação "?texto-original-nomedomeublog" com um aviso no title "O TEXTO ORIGINAL ENCONTRA-SE NO BLOG ...." . Depois é só fazer uma busca, com o link completo ou com o aviso entre aspas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Helena, quem copia não se da ao trabalho nem de retirar as particularidades que o texto original possui.

      Essa estratégia de inserir um texto oculto é uma boa dica, porem, um ponto importante a ser acrescentado nessa sua dica é que não se deve usar keywords referentes ao artigo ou o texto, não dentro desses textos ocultos, pois os mesmos são encarados pelas buscas orgânicas como "Black Hat" um tipo de SEO que não se deve ser aplicado, pois causa punição no ranqueamento das colocações. Este aviso é só para blogueiros inexperientes, que talvez queiram aplicar essa sua dica e usar de outras formas. mas a ideia é boa sim!

      Como citei no próprio artigo que escrevi sobre plagio, o mais aconselhável é inserir pequenos scripts para bloquear certas ações. Um artigo que escrevi ano passado, "como bloquear cópia no blog" é um bom guia para isto!

      Agora, para aqueles blogs que não se pode bloquear ações pois os mesmos textos, dicas, códigos, etc.. precisam ser copiados, aconselho recorrer a empresas de direitos autorais para cadastrar o blog pois, assim que alguém plagiar o blog ou o artigo, este mesmo sistema se encarrega de fazer a denuncia ao Google e a outros motores de buscas, como Bing, Yahoo, etc... e as copias são retiradas das pesquisas em poucos dias. Para esta questão aconselho a "Creative Commons" uma ótima empresa.

      Bom, quis apenas esclarecer alguns pontos. Quero também parabenizar pelo comentário, pela clareza e pela dica. Achei necessário complementar este comentário.

      Se alguém tiver algo a acrescentar a respeito deste artigo, poste seu comentário.

      Abraços, Helena, qualquer coisa só deixar uma mensagem para mim.

      Excluir
  2. Este texto e explicação me ajudou muito, pois está atualizado no ano atual (2015)... Como descobri copias de meus artigos fiquei desmotivado, triste e revoltado... No meu caso, eu levo para escrever um único artigo, horas ou dias, pois escrevo em rascunho, passo a limpo reviso diversas vezes e principalmente faço uma seleção de possíveis títulos para usar de forma melhor e ficar como SEO... E o que acontece? Vem uma pessoa e simplesmente copia seu texto COMPLETO incluindo a URL IDENTIFICA sem ao menos citar fontes ou o site original...

    O que me revoltou foi isso, o texto está intacto (igual) a URL identifica e não citou fontes... Isso prejudica a indexação do meu post por ser a mesma URL mudando apenas o nome do blog.

    PARABÉNS pelo tutorial.

    ResponderExcluir
  3. Caro colega,
    Obrigado pela sua explicação, muito boa. Mas, não existe mais este formulário, ou melhor nunca se consegue chegar nele, sempre se volta a página inicial....

    ResponderExcluir
  4. Caro colega,
    Obrigado pela sua explicação, muito boa. Mas, não existe mais este formulário, ou melhor nunca se consegue chegar nele, sempre se volta a página inicial....

    ResponderExcluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.