Adquirindo página externa para seu blog no Blogger

3 comentários
Blogger

Página externa no blog

Neste artigo, iremos tratar de como adquirir páginas externas para seu blog.

Como sabemos, o Blogger nos limita a 20 páginas estáticas, porém, postagens são ilimitadas, mas tanto as postagens quanto as páginas estáticas, estão dentro do blog, e por mais que você oculte elementos de páginas específicas, como Gadgets, Widgets, menus, cabeçalho, atribuição, etc... ainda assim, continuará com um layout padrão, pois está seguindo um conjunto de códigos de CSS e HTML determinados em seu código fonte.


Blogger, desde que se obedeçam determinadas regras de conjunto de código fonte. Dentro deste conjunto é possível deixar sua página totalmente em branco e começar do zero. Assim, pode-se criar qualquer coisa.. uma página, um conjunto de páginas, animações, etc...


O que vamos explicar é como aplicar este conjunto e trabalhar dentro dele para que você possa usufruir do link, seja num menu, em uma referência ou mesmo para outros blogs.
O Blogger limita cada conta a 100 templates, ou seja, há 100 estruturas de páginas ou 100 blogs. Se não é suficiente, crie outra conta, e assim por diante...

Tutorial

Primeiro, crie um blog para teste e escolha qualquer modelo de template. A seguir, acesse o menu no painel de seu blog de teste, e clique em modelo. Ao abrir a caixa com o código-fonte do blog, dê um CTRL+A dentro da caixa, e em seguida, delete tudo. Não salve, até por quê se tentar salvar, o Blogger não irá aceitar. Ainda dentro do código-fonte do blog, agora, todo deletado, cole o código abaixo:

<html><head><title> aqui é o título que vai aparecer na aba do navegador</title>
<b:skin>aqui é o estilo css
</b:skin>
aqui é o script
</head>
<body>
aqui é o html
<b:section class='nbtbottomsec' id='nbtbottomsec' preferred='yes'/> </body>
</html>

Após este procedimento, salve o template. Em seguida, clique em visualizar modelo. Você notará que a única coisa que irá aparecer em sua página serão as descrições entre as tags citadas no código acima destacadas em azul. Estes textos destacados em azul podem ser deletados, e no lugar deles, você pode colocar toda a estrutura da página que deseja montar. Onde está escrito aqui é o html você colocará toda a estrutura HTML de sua página. Na parte aqui é o script você colocará todo script que usará em sua página, bem como links de arquivos externos.

Na parte aqui é o estilo css você irá inserir todo o CSS e CSS3 da página que irá montar.

A parte verde refere-se a um Gadget, ou seja, mesmo montando a estrutura da página à sua maneira, você também terá a opção de inserir ou não um Gadget ao final da estrutura de sua página. Se decidir não inserir Gadgets, este espaço ficará invisível, não afetando, de qualquer forma, o layout da página que você está criando.

Você poderá aplicar todas as configurações necessárias no painel do seu Blogger normalmente, como se fosse um template, inclusive, poderá aplicar indexação da página em ferramentas para Webmasters, e técnicas de SEO on page e off page. Também é possível inserir Favicon.

Você trabalhará nesta página como trabalha em qualquer outro servidor, gratuito ou pago. A diferença é que a página fica mais leve por trabalhar apenas com HTML, CSS e Javascript, não usando linguagens de programação sofisticadas e pesadas.

Um conselho que lhe damos é comprar um domínio próprio e aplicar nesta página que você criou para dar um ar mais profissional. Aqui mesmo no BG, utilizamos esta técnica em várias de nossas páginas.

Gostou do tutorial?


Este artigo está disponível para publicação em outros blogs ou sites desde que seja seguida a Política do BG

3 comentários :

  1. Amei as dicas,tenho o meu blog e estou sempre a pesquisar novidades e dicas para ele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lopes, agradecemos o contato e ficamos felizes em saber que o artigo foi útil para você, a ideia deste artigo é expandir mais ainda os blogs seu que precise da própria plataforma, abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  2. Isso foi DEMAIS tudo Que sempre quis saber sobre o BLOGGER paginas externas dentro do próprio BLOGGER PARABÉNS..PARABÉNS E PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.