Primeiros passos para você ganhar dinheiro com o seu blog

2 comentários
Primeiros passos

Dicas para ganhar dinheiro com o seu blog


Primeiros passos para monetizar o blog

Neste artigo, iremos tratar de um assunto polêmico na blogosfera: Como monetizar para conseguir ganhar dinheiro com o seu blog.
Primeiro, deve-se conhecer o assunto afiliados. Depois, conhecer os tipos de programas com os quais eles trabalham.
Para começarmos, vamos dar a você uma breve ideia do que são os afiliados.


Programas de afiliados são empresas cujos anunciantes, como Coca-Cola, Google, Facebook, Dell, entre outros.. pagam para que suas marcas sejam publicadas. Cada empresa de afiliado trabalha com um sistema diferente. Algumas, CPA (Custo Por Ação), algumas, CPM (Custo Por Mil - impressões), outras, CPC (Custo Por Clique), outras, CPL (Custo Por Lead), etc...

Há ainda programas de afiliados que possuem todos estes sistemas integrados, como é o caso da NetAffiliation
Em quase todos os programas de afiliados existentes na Web, é exigido que se faça um cadastro, e a maioria deles não trabalha com sub domínios, como seublog.blogspot.com ou seublog.wordpress.com ou seublog.wix.com, e outros.

Então, o primeiro passo que lhe recomendamos para ganhar dinheiro com blog, é ter o seu próprio domínio, para que programas como HotWords, NetAffiliation, AdSense, Spider.ad aceitem o seu cadastro com facilidade.

Após concluir seu cadastro em algum programa de afiliados, é necessário esperar o tempo determinado pelo sistema para que seu blog seja aprovado, o que pode variar entre 2 dias e uma semana, dependendo do programa. Neste período em que eles avaliam o seu blog, são analisados o conteúdo, o nicho, a estrutura, e todo o blog em si, e é neste ponto que se deve trabalhar.

Programas bons de afiliados não aceitam pornografia, pirataria, violação de direitos autorais e outras formas ilícitas de blogar.
É exigido, também, que se tenha um fluxo razoável de visitantes para ser aceito nos programas de afiliados, o que é conseguido através de postagens bem escritas, bem elaboradas e bem posicionadas nos buscadores. Leia este post.

Após criar seu blog com qualidade, você precisa indexar as páginas ou postagens, o que é feito através do envio de Sitemaps para as Ferramentas do Webmaster. Assim, o Google irá rastrear seus artigos e posicioná-los nos buscadores. Tendo realizado estes dois passos, o número de visitas ao seu blog irá aumentar. Mas ainda não é hora de se inscrever em algum programa de afiliados, e sim, hora de trabalhar!


O primeiro objetivo é conseguir 500 visitas diárias para o seu blog. Para isso, você precisa ter, pelo menos, 100 postagens escritas e bem posicionadas nas buscas orgânicas. Este trabalho pode levar de 3 a 6 meses, dependendo do seu ritmo de blogar.

Outra dica para facilitar a aprovação do seu cadastro no programa de afiliados e para melhorar o posicionamento do seu blog nas buscas orgânicas, é ter um blog de cor clara, de carregamento de páginas leve, e com poucos Gadgets ou Widgets. Evite inserir chats, e nunca coloque algum link direcionando o leitor para algum site ilegal ou para alguma forma de ganhar dinheiro estilo "pirâmide". Isso causa reprovação instantânea do blog!

Mas, como o assunto é voltado para iniciantes na blogosfera, que almejam ganhar dinheiro com seus blogs, seja no Joomla, Wordpress, Blogger, Wix, e outros, vamos dar as dicas primárias e enfatizar alguns assuntos que foram citados:

1 - Consiga 500 visitas diárias ou mais para o seu blog. Faça isso escrevendo artigos de qualidade e indexando as páginas que você criou.

2 - Crie, pelo menos, 100 artigos antes de se inscrever em algum programa de afiliados.

3 - Comece trabalhando com programas CPM. Busque empresas como Google Adsense e HotWords, pois são os que mais pagam neste tipo de sistema.

4 - Evite empresas como NetAffiliation antes de 2.000 visitas diárias.

5 - Faça o acompanhamento do seu blog no Google Analytics para verificar o seu público alvo, palavras chave que são usadas para chegar aos seus artigos, e os artigos mais acessados.

6 - Faça acompanhamento em Ferramentas para Webmasters para verificar a indexação das páginas e postagens escritas em seu blog, e possíveis erros em dados estruturais, para corrigi-los.

7 - Adquira um domínio próprio para facilitar a aprovação no programa de afiliados, melhorar a posição nos buscadores, e passar mais credibilidade tanto para o leitor quanto para os afiliados.

8 - Melhore seu PageRank conseguindo Backlinks, para que seus artigos fiquem melhor posicionados nos buscadores, e desta forma, aumente o número de visitas ao seu blog.

9 - Fidelize o leitor, explorando seus concorrentes, e seus respectivos artigos, e elaborando conteúdos superiores aos dos seus concorrentes.

10 - Evite erros de ortografia, e trabalhe as Heading Tags de maneira correta para que, também, com isso, possa melhorar a sua colocação nos buscadores.

Estas são as dicas básicas para que você comece a ganhar dinheiro com seu blog. Desta forma, você terá leitores fiéis, deixará para trás a concorrência, conseguirá um número considerável de visitas nas buscas orgânicas e não terá nada que impeça seu blog de ser aprovado nos programas de afiliados.

Finalizamos dizendo que o pontapé inicial para ganhar dinheiro com blog é o Google AdSense

Este artigo está disponível para publicação em outros blogs ou sites desde que seja seguida a Política do BG

2 comentários :

  1. O problema é que o meu site/blog não possui domínio próprio. É sempre assim, todos as explicações dizem que precisamos ter registro, mas a maioria dos blogs não tem. E com isso somos rejeitados pela maioria dos programas Afiliados de qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Natanael, também acho que isso de certa forma é uma injustiça para o blogueiro que quer monetizar seu blog, muitos afiliados aceitam subdomínios, mas de qualquer forma não custa comprar um domínio próprio, pois alem de abrir as portas para programas de afiliados como hotwords, também traz mais credibilidade para o blog.

    Até porque um domínio custa entre 10,00 e 30,00 por ano e não é um valor insignificante tendo em vista os benefícios que trará depois.

    Abraços, Andrew Silva do BG.

    ResponderExcluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.