Sistema V2V - Carros passarão a "conversar" para evitar acidentes

Nenhum comentário
vehicle to vehicle

Sistema V2V

Carros que "conversam" é uma possibilidade para daqui a poucos anos, de acordo com as empresas na indústria tecnológica do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Trata-se da tecnologia V2V (vehicle to vehicle), assim como existe o sistema P2P (peer to peer) para computadores, que permite que os computadores tenham uma interação remota. O maior objetivo do sistema V2V é dar mais segurança aos motoristas e passageiros, diminuindo em 80% os acidentes de trânsito, que, segundo a OMS, matam cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano no mundo todo.

Estima-se que após o lançamento dos carros que andam sozinhos, datado para o ano de 2025, chegará a vez do V2V.

Esse é um programa desenvolvido pelo órgão de trânsito americano com as maiores montadoras, como Honda e Toyota, e o trabalho é monitorar os veículos dentro de um raio de 500 metros dez vezes por segundo, captando informações imediatas sobre possíveis pequenos ou grandes problemas, como um carro vindo em direção a outro, avançando o sinal, cruzamento indevido, etc.. além de alertar o motorista sobre iminentes colisões, acionando todos os recursos de segurança do veículo.

Assim como já utilizado em aeronaves, este sistema também será capaz de evitar colisões provocadas pelas condições climáticas como neblinas e cerrações, que atrapalham a visão do motorista.

Uma lei que tornará obrigatório o uso do sistema V2V em todos os veículos está sendo tramitada nos Estados Unidos desde 2014, e a esperança é que seja aprovada em breve, faltando apenas alguns testes de frequência e alcance para que o novo sistema não interfira no funcionamento de outros equipamentos eletrônicos.

Vamos aguardar!

Texto por: Fernanda Silva

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.