Como configurar o Gmail no Outlook ou no Windows email

8 comentários
Windows

Configure o Gmail no programa Microsoft Outlook ou no Windows email

Ter o Outlook em sua área de trabalho alertando de notificações via email é essencial para blogueiros que trabalham constantemente enviando e recebendo emails. Muitos Webmasters optam por criar uma conta no Gmail por ser do Google e poderem fazer parte dos produtos oferecidos.

O que ocorre é que até o ano passado era possível inserir o Gmail no Outlook do Windows, porém, com a mudança nas diretrizes de segurança do Google, é necessário que se faça uma pequena configuração, além do fato de que você terá que dar seu aval para que o Google libere a conexão entre o Gmail e o Outlook em seu Windows.

Antes de começar o tutorial, é aconselhável que você baixe a versão mais recente do Outlook, o que pode ser feito através do Windows Essentials, que é gratuito, ou adquirindo um Pacote Office completo.

Tutorial - Configurando Gmail no Outlook

Antes de alterar ou configurar qualquer item no Outlook, vamos, primeiro, configurar o Gmail e a sua conta Google.

Para começar, acesse sua conta do Gmail e, em seguida, clique em Configurações:


gmail

Você notará várias opções em cima do Gmail, destacadas em azul. Clique na opção Encaminhamento e POP/IMAP.

Logo abaixo, você deve selecionar a aba Ativar POP para todos os e-mails (mesmo os que já foram baixados).

Em seguida, marque a aba Ativar IMAP e clique em Salvar.


conta

Agora, retorne à área de configurações e selecione novamente a aba Encaminhamento e POP/IMAP.

No final das caixas a serem marcadas existe um link destacado em azul com "instruções de configuração". Clique neste link. Em seguida, você será redirecionado para a área onde irá fazer as devidas configurações e ter acesso às pastas necessárias para fazer seu Gmail funcionar dentro do Outlook:


conta


A primeira etapa é preencher todos os campos que se seguem de maneira correta. Na opção inicial marque Eu quero ativar o POP.

Um campo novo irá se abrir. No próximo campo, marque a opção Outlook e, em seguida, marque a opção Ok, confirmar minhas configurações.

Os dados necessários para configuração do seu Gmail no Outlook irão aparecer:


contas

Todos os dados desta área serão importantes para configurar seu Gmail no Windows através do Outlook. Deixe esta aba aberta para confirmarmos o Gmail no Outlook.

Abra uma nova aba ou guia em seu navegador para que possamos ir para a última etapa no Google e pedir que libere o acesso a aplicativos de terceiros.

Acesse as configurações da sua conta Google clicando aqui e logue. Caso já esteja logado, procure pela área Como fazer login destacada em azul e, em seguida, Acesso para aplicativos menos seguros:


conta

Ao abrir a tela de autorização, confirme, clicando em Ativar:

conta

Após esta etapa, você pode fechar a página, pois o Outlook já irá fazer o vínculo com o seu Gmail.

Abra seu Outlook. Vá para Configuração manual, independente da versão do seu Outlook ou independente se você adquiriu via Windows Essentials ou um Pacote Office.

contas

Depois de clicar em Configuração manual, clique em Avançar. Irá abrir uma nova aba no sistema do Outlook. Para modelos mais antigos, possivelmente, já irá abrir a tela para inserir as configurações de POP, mas, para modelos mais novos do Outlook, irá abrir uma aba com algumas opções.

Escolha a opção POP ou IMAP:

contas

A próxima etapa é inserir os dados das configurações que você adquiriu no Gmail dentro do sistema do Outlook:

conta

Esta configuração segue a seguinte ordem:


  • No primeiro campo informe seu nome. Não precisa ser completo, pode ser um nick como você é conhecido na web ou o nome que costuma usar para enviar seus emails.
  • No segundo campo informe o endereço de email. O mesmo endereço do Gmail que você pretende configurar.
  • A próxima área refere-se às informações do servidor.

  • No campo Tipo de conta informe que é POP3.

  • Os próximos campos são Servidor de entrada de email e Servidor de saída de email. No servidor de entrada de email informe que é "pop.gmail.com" e no servidor de saída de email informe que é "smtp.gmail.com". Caso tenha dúvidas, reveja a página de configuração do Gmail que você deixou salva, como mencionamos anteriormente.

  • Abaixo, temos a área de logon. Estes dois campos você irá preencher como costuma logar com a sua conta Google. Informe seu endereço de email. Este campo costuma ficar semi preenchido com seu nickname, bastando adicionar o "@gmail.com" na frente, e a senha é a mesma utilizada na sua conta Google.
  • Do lado direito tem a opção Mais configurações. Clique neste botão e selecione a aba Avançado para acessar a área onde você irá inserir as portas do Gmail mencionadas na própria página de configuração do Gmail.
contas

Na área Avançado você irá preencher os campos da seguinte maneira:


  • Em Servidor de entrada POP3, você irá colocar a porta 995 e marcar a caixa com a opção Este servidor requer uma conexão criptografada (SSL).

  • Em Servidor de saída (SMTP), você irá colocar a porta 465 e selecionar a opção SSL no menu suspenso lateral.

  • Clique em OK e Avançar.


O Outlook irá abrir uma pequena tela onde fará o logon e lhe enviará um email de teste:


conta

Se aparecer Concluído, tanto no logon quanto no email de teste, clique em Fechar, e o Outlook irá abrir automaticamente com seu email e recursos, os mesmo utilizados na sua conta do Gmail.

Se houver falha no logon, reveja os passos, acima, para inserir corretamente sua senha da conta Google ou se houver falha no email de teste, reveja se você autorizou o Acesso para aplicativos menos seguros nas configurações da sua conta Google.

O que achou do tutorial? Comente!

8 comentários :

  1. Andrew Silva, muito, muito Obrigado!
    Detalhe: não consegui finalizar meu intento, por falha minha em algum mínimo detalhe da maravilhosa e detalha instrução (não se poderia esperar outra coisa de Marido dedicado, romântico e Pai de 2 filhos levados. Parabéns por isso também). E sou de falar quando está ruim, para melhorar; e quando bom, para manter o padrão. Novamente, aceite meus parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miranda, muitíssimo obrigado pelas suas palavras. Fico satisfeito que o BG tenha lhe ajudado! Abs..

      Excluir
  2. Bom dia,

    Não estou encontrando a parte de acesso a aplicativos menos seguros.
    Houve alguma alteração no google onde sumiu essa opção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como fazer login no Google > Aplicativos e sites conectados.

      Excluir
  3. Andrew, muuuuuito obrigada!
    Essa é a primeira vez que sigo instruções na internet e realmente consegui atingir o objetivo!!! Consegui configurar o email e estou muito feliz.
    Mais uma vez, muito obrigada pela clara explicação fornecida e que beneficiará muitos. Abraço, Vanessa Alves

    ResponderExcluir
  4. tem um item novo a ser inserido nesse tuto, ative isso para da certo:
    https://www.google.com/settings/security/lesssecureapps

    ResponderExcluir
  5. Ronilson Maia17/12/2015, 21:06

    Excelente! Me ajudou muito. Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Valeu me salvou... :)

    ResponderExcluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.