Webmasters: enviando Sitemap ao Google

3 comentários
webmasters

Ferramentas para Webmasters

Hoje, iremos falar sobre webmaster, especificamente sobre Sitemap, algo que deixa muitos blogueiros com dúvidas por não saberem o que é o Sitemap e como configurá-lo. O Sitemap é usado para indexar suas páginas ou posts de uma vez só, sem que você corra o risco de ter seu conteúdo mal publicado.

O que é Sitemap?

Sitemap é, na realidade, um mapa do seu site ou blog. É um arquivo XML identificado pelo http://sitemaps.org/ que analisa todas as páginas do seu blog, contendo informações importantes, como a data que você postou o conteúdo e a data que o conteúdo foi alterado, e de quanto em quanto tempo você altera seu blog, além de outras configurações.

Por isso é tão importante para o Google, através dessas informações, encontrar suas páginas ou posts.

O que podemos tirar de bom nisso é que o Google aceita o RSS como um Sitemap válido, que também é um arquivo XML gerado pelo seu blog automaticamente.

Enviando Sitemap

Após falarmos um pouco sobre Sitemap, vamos enviar um ao Google agora:

Primeiro, acesse o link https://www.google.com/webmasters/ que nada mais é do que as Ferramentas do Google para Webmasters

Faça login com sua conta Google, como na imagem abaixo:

sitemap


Você será redirecionado para uma tela onde poderá selecionar seu blog ou adicionar outro. Após isso, clique no nome do seu blog referente ao que você quer enviar o Sitemap, como na imagem abaixo:

sitemap


Após selecionar seu blog, você será redirecionado para uma tela onde você deve clicar em Sitemap para adicionar seu novo Sitemap, como na imagem abaixo:

sitemap


Apos clicar em Sitemap, você adicionará seu novo Sitemap na barra, como mostra a imagem abaixo:

sitemap


O código de Sitemap que você vai enviar é para indexar de 1 a 1000 postagens ou páginas.

O código é: /atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=1000

Atualize a página, e você verá na imagem dos gráficos, o número de URLs enviadas ao Google. Basta esperar mais ou menos 24 horas para ver suas URLs indexadas. É interessante que você tenha seu Feed configurado. Faça isso aqui.

Se não quiser configurar seu Feed, apenas enviar normalmente, basta inserir o seguinte código /feeds/posts/default que irá gerar suas URLs, porém, o processo é mais demorado e você corre o risco de não ter todas as suas URLs indexadas.

3 comentários :

  1. Oi Andrew, você viu que o Blogger disponibilizou de vez o sitemap? Agora temos a opção de cadastrar /sitemap.xml em vez de /feeds/posts/default , bjinhoss e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anna vou verificar agradeço o comentário.

      Abraços...

      Excluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.