Principais Gadgets ou Widgets para você iniciar seu blog - Melhores Gadgets ou Widgets

25 comentários
principais

Principais Gadgets ou Widgets para você iniciar seu blog

Primeiramente, vamos concordar que quantidade não é qualidade. Não adianta você encher sua sidebar de Gadgets por vários motivos:

Pode ocorrer conflito de script, além de deixar a página pesada para o leitor e afastá-lo de seu blog.

Muitos scripts interferem uns nos outros, ocorrendo erros no seu template e, consequentemente, no funcionamento de determinados elementos. Portanto, se você insere um script, seja de qual for o Gadget, e não funciona direito, provavelmente você inseriu muitos scripts na abertura da página.

Não temos como fazer um tutorial para cada item, justamente por existirem os mais diferentes Gadgets e Widgets para quase tudo, nas mais variadas plataformas de blogs. Nesse caso, nós teríamos que analisar individualmente. Para corrigir o problema, basta entrar em contato conosco.

Uma tela cheia de Gadgets em cima, embaixo, dos lados, no meio dos posts, traz o aspecto de pouco profissionalismo, além de parecer um "circo". Se for publicidade, piorou a situação, pois vai parecer que você criou o blog só para ganhar dinheiro, e, ao invés de atrair seu leitor, você acabará espantando-o. Preocupe-se com conteúdo. Os Gadgets são apenas formas rápidas de mostrar algo para seu leitor.

Visão do blogueiro para o leitor e a visão do leitor no blog:

Quando um usuário chega em seu blog, seja através de buscas orgânicas (pesquisas em buscadores) ou através de links diretos (links postos em redes sociais e agregadores), ele quer ver o conteúdo em si, quer que aquele assunto seja exatamente o que ele está procurando, seja uma notícia ou mesmo um tutorial para resolver determinada situação. Mas ao mesmo tempo, o visitante quer dinamismo, ele quer poder navegar entre links de um artigo para outro buscando um notícia mais completa ou uma explicação mais específica, e é aí que entram os Gadgets ou Widgets.

Até mesmo as publicidades são formas de oferecer ao leitor algo mais completo.

Um exemplo é o Google adsense, que analisa o nicho do seu blog e insere publicidades relacionadas ao seu tema em especifico, sem fugir do foco.

Porém, você não pode encher de publicidade, como falamos anteriormente, você precisa de dinamismo em seu blog.

Uma forma do visitante entrar em contato com você, opinar, navegar, curtir, acessar em redes sociais que o leitor ou visitante tem o hábito de utilizar, neste caso, em específico, estamos falando das principais redes sociais.

Basicamente, é isso que você precisa para iniciar seu blog!

Destacamos, abaixo, alguns Gadgets ou Widgets para que você possa iniciar seu blog de forma dinâmica:

Principais Gadgets para um blog profissional

Gadgets de Redes Sociais

redes sociais


Vamos começar falando de tráfego: Redes Sociais são de extrema importância para um blog gerar tráfego. Além de indexar suas páginas, postar conteúdo, escolher um nicho pouco competitivo e dominar o assunto que vai trabalhar, você deve trazer tráfego por outros meios, além dos buscadores, e é aí que entram Twitter, Facebook, Google plus, Myspace, etc...

Primeiro, você precisa criar um perfil do seu blog em cada Rede a qual você pretende integrá-lo, como no exemplo:

Perfil do Facebook: https://www.facebook.com/bloggerenciado
Perfil do Twitter: https://twitter.com/bloggerenciado
Perfil do Google plus: https://plus.google.com/+Bloggerenciado/

Para criar um Gadget ou Widget de redes sociais clique aqui.

Gadgets ou Widgets de artigos relacionados


gadgets

A possibilidade de oferecer aos leitores artigos relacionados aos seus posts para prender a atenção do leitor e fazê-lo permanecer por mais tempo em seu blog e, consequentemente, atrair a atenção dele para seus artigos e publicidades, é essencial, e não pode faltar.

Antes, nós tínhamos o linkwithin, um ótimo Gadget, porém, nos últimos dias, apresentou uma série de problemas, principalmente com redirecionamento. Uma alternativa seria o outbrain, mas também está com vários problemas. Então, fiquemos com o nrelate que, com certeza, é superior aos dois citados neste tópico.

Para saber como criar seu Gadget ou Widget de artigos relacionados, clique aqui.

Gadget ou widget para ouvir seu leitor


canal de ouvidoria

Dar suporte e ouvir o que seus leitores tem a dizer é importantíssimo para a base do seu blog. Além de melhorar a qualidade dos seus artigos, mostra confiança e profissionalismo.

Um sistema que faz isso muito bem é o UserVoice, criando um PopUp discreto e elegante com uma página externa que você pode moderar. O cadastro é gratuito e sua interface não é das mais complexas.

Saiba como criar um canal de ouvidoria e configurar o uservoice clicando aqui.

Gadget ou Widget de formulário de contato


css e jquery

O formulário é um dos mais importantes Gadgets ou Widgets para você iniciar seu blog.

Oferecer ao leitor uma forma de entrar em contato com você diretamente via email passa um aspecto de confiabilidade para o visitante em seu blog. Existem várias formas de inserir um formulário de contato. Há pouco tempo escrevemos um artigo apresentando o novo Gadget de contato do Blogger, porém, pode-se aplicar algo mais dinâmico e moderno em seu blog como neste artigo aqui. Agora, se deseja criar um popup profissional, leia este tutorial.

Gadget - Caixa Link me


caixa link-me

Outro Gadget que não pode faltar num blog, com certeza, é o fato de você poder divulgar seu blog em outros blogs, redes sociais, sites, etc... Para você poder ter essa possibilidade, você precisa ter seu próprio banner para que quem queira divulgar possa ter a possibilidade de copiar seu código e colocar onde quiser.

Na Blogosfera, chamamos isso de caixa link-me, e os links que apontam para nós, chamamos de backlinks.

Primeiro, é necessário criar seu banner, depois a caixa, e por último, o código. Poste seu código em um local visível ou atraente para que possa ser localizado facilmente e induza o leitor a copiar o código.

Promova sistemas de parcerias entre blogs, determine suas regras para parcerias, e boa sorte!

Veja como criar sua caixa link-me clicando aqui.

Gadget ou Widget de assinantes de feed

rss

Outro Gadget ou Widget que não pode faltar num blog é o Feed. Permitir que seus leitores assinem seu Feed, é essencial para manter seu leitor à par de tudo que você publica. Além de você ter uma lista de seguidores fiéis do seu blog, é muito bom pra trabalhar com publicidade do tipo email marketing.

Você pode adicionar um Gadget através do próprio Blogger. Existe uma opção de assinatura por e-mail disponível para você adicionar em html/javascript. Mas, se você não quer uma caixa de rede social completa, apenas o Feed, só que elegante, o próprio Feed disponibiliza.

Veja aqui como criar uma caixa de feed para blog personalizada.

Caso queira embutir redes sociais junto a uma assinatura de feed, este artigo é o ideal para você.

Então, o que achou dos Gadgets ou Widgets? Comente!

25 comentários :

  1. acabei de começar da uma avaliada se puder! http://negocodenerd.blogspot.com/
    a e adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz em saber que as dicas estão sendo úteis para você amigo.

      Excluir
  2. Respostas
    1. obrigado pela visita espero ter ajudado você

      Excluir
    2. obrigado pela visita espero ter ajudado você

      Excluir
  3. Super dicas! Parabéns pelo seu blog!!! Faça-nos uma visita!!

    Deus te abençoeQ

    http://teoramos-vitoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! Espero que as dicas sejam uteis para voce e volte sempre!

      Excluir
  4. to montando um blog de jogos, e to com algumas dificuldades. já conhecia essas ferramentas, de qualquer forma, parabens pelo post.
    se possivel, avalie e adicione aos favoritos meu blog. grato
    http://thelotg.blogspot.com.br/p/faca-parte-da-equipe.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me diga qual está sendo dificuldade em seu blog o que você gostaria de fazer que não está conseguindo ?
      poste sua duvidas para que eu possa te ajudar amigo.
      abraço!!

      Excluir
  5. tenho um widget de redes sociais, e dentro desse gadget, tem um campo onde o visitante poe seu email e clica em inscreva-se para poder se inscrever em meu feed. bom, na teoria isso é o que deveria acontecer, na pratica, abre um pop up do feedburner e diz q o meu feed não tem assinatura por email habilitada.
    Fui verificar, e não havia mesmo. porém atualizei tudo, deixei tudo ativado e ainda permanece o erro...
    e outro problema q venho tendo é com o google analytics e indexação em provedores sem ser o google. não conheço muito, não sei o que fazer... qual seria meu proximo passo?
    ah, gostaria também de saber como posso adicionar usuários ao meu site, para que façam login dentro dele, e tenham acesso a links especiais, por exemplo:
    tem links com propagandas e links sem propagandas. os visitantes só podem acessar os com propagandas e os q tiverem logados poderão acessar aos links sem propagandas... utilizo o blogger.
    se possivel, poderia me mandar uma resposta por email? grato
    viniciusobob@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vinicius vamos por parte ok.:

      seguinte quanto ao Feedburne você precisa configura-lo se já está configurado e sua conta la está funcionando normalmente só precisa fazer o redirecionamento de link do Gadget para seu Feed através do nome do seu blog (também pagina do Feed), para uma ajuda melhor preciso ter acesso ao seu Gadget para por te ajudar.

      quanto ao analytics é para ver as estatísticas do seu blog como palavres chaves pesquisas feitas fluxo de tráfego e outras coisas interessantes. "logo logo" vou escrever um post ensinando a configura-lo passo a passo.
      quanto a indexação de paginas para outros buscados basta enviar um Sitemap do seu blog para cada buscador que deseja indexar, não vou citar todos porque são muitos mas os mais procurados são o bing e o Yahoo e em ambos a maneira de indexar é a mesma pois a microsoft comprou o Yahoo e montou o bing para concorrer com o Google também é outro post que pretendo ensinar aqui até semana que vem.

      quanto aos usuários são apenas pessoas que seguem seu blog pára criar um sistema de loguim com senha e usuário precisa ser em um servidor privado pois o mesmo usa um sistema de php com banco de dados, e essa linguagem o blogger não suporta. quanto a esconder links e publicidades você ocultar elementos de paginas especificas do blogger se for esse o caso me comunique que explicarei com o maior prazer.

      abraço.....!

      Excluir
  6. não entendo muito ainda... poderiamos conversar por e-mail? (achar essa pagina foi dificil, esqueci o link e de por nos favoritos)
    para fazer um sitemap, o que é necessário? eu provavelmente ja o fiz, porém quando iniciei o blog segui vários e vários tutoriais, todos em seguida, acabei esquecendo o que é do que, então ta meio confuso... meu gadget está ativo no site, se o senhor poder visitar para olhar, é o primeiro na lateral direita, onde tem o espaço para por email e inscrever-se http://thelotg.blogspot.com.br/
    se eu migrar para o wordpress após a compra do dominio, é possivel fazer o sistema de login?
    agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Wordpress tem sistema de loguin porem se está tentando se adaptar a blogosfera sugira que fique um puco mais no blogger para poder se adaptar a Gadgets Widgets etc...
      pois a interface do blogger é mais simples.

      Excluir
  7. Nossa cara, seu blog me ajudo muito ^^ muito obrigado pelas dicas ae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que meus artigos estão sendo úteis para você agradeço a visita amigo.

      Excluir
  8. agradeço a visita o Uservoice é um ótimo Widget para inovar o blog com idéias sugeridas pelos próprios usuários do blogger.

    abraço!

    ResponderExcluir
  9. me ajudou muito gostei d+..

    rodrigohashtag.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. gostei p caramba, achei genial.
    já coloquei no meu blog www.cursodepinturaemazulejo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olha...está me ajudando muito... estou começando a entender a dinâmica dessa ferramenta... bom, preciso que o botão de seguir apareça na minha página e não entendo pq não aparece! vc poderia por favor me ajudar, se não for incômodo... Como disse, ainda estou estendendo como funciona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ava, podemos sim, relate o seu problema exatamente para que possamos estar dando um maior suporte.

      Ou entre em contato conosco através do menu em contato. para que possamos trocar informações por e-mail.

      Abraços, Andrew Silva do BG.

      Excluir
  12. Olá, a minha equipe faz legendas de séries, fizemos um blog, e queríamos um gadget que pudesse colocar o andamento da série(ex.; Legendas=57% e Revisão=2%). Você conhece algum? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  13. Acabei de começa também http://www.teckhackerdowns.blogspot.com.br ou melhor http://teckhacker.com

    ResponderExcluir
  14. Usevoice só é grátis por 14 dias (teste)

    ResponderExcluir
  15. Nossa valeu mesmo coloquei o fedd bom pra caramba muito obrigado mesmo !!!

    ResponderExcluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.