Conheça todas as plataformas de blogs - Onde criar meu blog

Um comentário
Conhecendo

Plataformas para blogs

Neste artigo, vamos apresentar as principais plataformas de blogs, uma variada opção para você escolher onde quer iniciar seu blog.

Hoje em dia, no mundo da Blogosfera, os blogs estão tomando conta do mercado da web, pois são de hospedagem simples, de fácil programação, com sub domínios personalizáveis e, inicialmente, sem custo para o blogueiro, a menos que você leve seu trabalho mais para o lado profissional, daí no meio do percurso existirá a necessidade de gastos, seja com domínios, hospedagens, serviços de SEO, etc...

Plataformas

Plataforma

Uma ótima plataforma para iniciar seu blog! Com interface simples e intuitiva, dá acesso a todas as ferramentas para os mais variados assuntos de blog, tanto para quem quer ter um blog para se divertir, quanto quem quer trabalhar na blogosfera. A vantagem do Blogger é que faz parte do Google, o que facilita muito a indexação de páginas, o envio de Sitemap e publicidades do AdSense.

Plataforma


Na nossa opinião, a melhor de todas as plataformas para blogs, porém, com uma interface complexa para quem é iniciante na blogosfera. O WordPress atende você somente quando você começa a gastar com os mais variados Gadgets e Widgets. É completo, porém, seu código fonte não é livre para inserir outros Templates, fazendo-se necessário comprar templates do próprio WordPress. O WordPress só fica bom quando é inserido o domínio próprio nele, o que pode ser feito na própria plataforma. Sugiro criar um blog em outra plataforma, e quando estiver alcançando os resultados que deseja, migre para o WordPress.


O webnode possui os mais variados templates para editar, personalizar, e também aceita inserção de códigos. Porém, algumas opções, como a logo do webnode, não podem ser removidas, a menos que se afilie ao site, comprando um plano de hospedagem. Também é uma boa opção para quem é iniciante e pretende criar um blog com um visual bacana.

Plataforma

O sistema ucoz de blog é bem interessante. É novo no mercado e trabalha com uma tecnologia bonita e intuitiva. Com sua plataforma toda em português, é possível criar um belo blog. Também tem a opção de comprar um domínio próprio no sistema deles ou alterar sua DNS para apontar para o servidor deles e, consequentemente, para seu blog. Tem uma gama de recursos, Plugins, etc... Também é possível integrá-lo às sua redes sociais, porém seu código fonte não é livre, e você precisa escolher dentre os modelos de template existentes no site para aplicar em seu blog. Mas não se preocupe! Tem centenas de modelos e, com certeza, um irá agradá-lo. Uma boa plataforma de blog para ganhar experiência na blogosfera!

Plataforma

Com uma interface um pouco confusa, tem um sistema parecido com o do Blogger, podendo ser inseridos no código fonte os códigos que desejar, porém, esta plataforma não dá suporte para muita coisa e, por isso, é um pouco precária ainda. O sub-domínio não é ruim. O zip.com.br tem uma boa aceitação. Essa plataforma é recomendada para quem quer iniciar na blogosfera.


Plataforma

Como as plataformas de blogs padrão, pode-se escolher entre vários modelos de template para iniciar o blog. Também é possível integrar as redes sociais, mas o código fonte não é livre, porém, possível inserir html e javascript nos artigos. Um artificio bacana do blogorama é o fato de enviar de sua web cam um vídeo direto para seu blog independente do formato. Uma plataforma também aconselhável para quem está iniciando o seu primeiro blog e não para quem quer ter um blog mais profissional para conquistar seu espaço na blogosfera.

Plataforma

Segue o mesmo padrão do spaceblog e do ucoz.

Plataforma

É uma boa plataforma para se criar um blog. Todo configurável, podendo-se editar seu código-fonte, inserir scripts e css no seu template. Também conta com mais de 35 modelos de templates para você editar. O sistema é extremamente simples e, mesmo usuários que estão iniciando na blogosfera, não terão problemas em lidar com a plataforma.Deixa a desejar no domínio, pois o usuário fica com o nome do seu blog após o endereço do site, por exemplo: http://blog.clickgratis.com.br/bloggerenciado e não é possível apontar o domínio próprio para seu blog, mas se você não se importa muito com sub domínio, pode ser uma boa pedida para criar seu primeiro blog.



É outra plataforma de blog que não exige nenhum conhecimento especifico em informatica, pois todos os Plugins que a plataforma do blog disponibiliza estão prontos. Você irá escolher entre alguns modelos de template para começar. O código fonte não é livre. Por isso, ele não é totalmente editável. Este processo deve ser feito através do próprio painel da plataforma. Também é uma boa pedida para quem quer iniciar seu blog e ganhar experiência na blogosfera.

Plataforma

A criação de um blog grátis pode ser feita de forma rápida e descomplicada. Registre-se como usuário Jimdo, e escolha um Layout para criar um blog. Naturalmente, você também pode utilizar seus próprios Layouts em seu blog-Jimdo. Logo em seguida, você pode começar a editar o conteúdo: Com o princípio intuitivo de "Drag & Drop" é possível mover, editar e apagar os elementos da página. Agora que a estrutura base do blog está pronta, resta adicionar o "elemento de blog"! Aqui você pode registrar os acontecimentos em forma de blogpost. O conteúdo pode ser visualizado em uma sub-página, como também na página principal do seu site Jimdo. Para isto, basta inserir o elemento de blog no local desejado, e pronto! Criar um blog personalizado já não é mais uma coisa de outro mundo! São 10 estilos diferentes, além da cor, que pode ser escolhida à vontade, vocês podem mostrar o dia da semana, dia do mês e ano do post.

Plataforma

A wix é uma boa plataforma de blog, porém, para contas gratuitas deixa muito a desejar. Seu sistema de códigos não permite a edição do template. A mesma tem que ser feita pelo próprio painel da wix. Os melhores templates animados com design e estilo estão na wix. Também conta com muitos templates em flash para da um ar de profissionalismo, porem a wix coloca uma publicidade gigantesca no template, o que acaba estragando toda o estilo do blog, e para tirar a publicidade é necessário contratar um plano de hospedagem. O sistema aceita domínios próprios e, também, vende domínio próprio. Para contas de hospedagem, é uma das melhores plataformas, mas, se você não está pensando em gastar, e mesmo assim, ter um bom blog, sugiro outras plataformas, como o Blogger. 


E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Um comentário :

  1. Duas pequenas correções sobre o uCoz:

    1. O sistema não é open source MAS o código fonte do site é 100% acessível e editável.

    2. Usar um template não é obrigatório: você pode editar absolutamente tudo dos templates existentes ou até criar seus próprios templates.

    O UCoz tem quase todas as funcionalidades do Wordpress.

    ResponderExcluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.