Como funcionam os mecanismos de pesquisa (buscas orgânicas)

Nenhum comentário
Buscadores

Como funcionam os buscadores

Neste artigo, iremos tratar de um assunto que levanta muitas dúvidas nos webmastres: o funcionamento dos buscadores ou motores de busca. O Google possui vários artigos especificando seu funcionamento, mas a quantidade de blogueiros que tem dúvidas com relação ao assunto é muito grande.

E hoje vamos abordar o assunto de maneira mais abrangente, explicando seu funcionamento e dando algumas dicas úteis para você!

Rastreamento pelos motores de busca

O rastreamento dos sites ou blogs é feito através de hiperligação entre links. O Google usa um método chamado Spider ou Crawler, que tem a função de entrar em todos os sites ou blogs ou qualquer página existente, e fazer uma varredura de links, como menus, categorias e todo redirecionamento dentro das páginas, artigos, postagens, etc...

Os Spiders ou Crawlers fazem a ligação entre as páginas, associando umas com as outras e definindo a estrutura do blog ou site através de suas páginas mais relevantes, como página inicial, categorias, subcategorias, compilando vários documentos existentes na web, e associando aos links feitos pela varredura dos Spiders ou Crawlers.

Buscas

Como meu blog é indexado?

O próximo passo dos buscadores ou motores de busca é o armazenamento de todo o conteúdo localizado pelos Spiders ou Crawlers, relacionado ao seu blog. Esses conteúdos obedecem uma regra que é dividida em duas etapas: A primeira são os arquivos, como imagens, textos, etc... e a segunda etapa são os links existentes dentro do seu blog ou site associados à sua estrutura, como citado acima.

Todos esses conteúdos de todos os sites ou blog existentes são armazenados num banco de dados, como um HD, onde serão mostrados sempre que um leitor ou usuário eventual fizer uma consulta relacionada ao seu conteúdo. Este processo pode ser feito com o tempo pelos mecanismos de busca (pesquisa), ou você pode dar um aviso aos buscadores que seu conteúdo existe e pode ser rastreado. Isto é feito através do envio de um Sitemap, o que agiliza o processo de indexação da(s) página(s) criada(s) em seu blog.

indexar nos mecanismos de pesquisa

Como é classificado o posicionamento nos mecanismos de pesquisa?
Agora que todo seu conteúdo e links foram indexados pelos motores de busca e a estrutura do seu blog foi montada, obedecendo o critérios da pesquisas orgânicas, os motores irão analisar o peso do seu conteúdo, como qual o número de links é apontado para seu blog. Irá verificar se as Heading tags estão colocadas na posição correta, obedecendo a estrutura da página, verificar se seu conteúdo é socialmente amigável, ou seja, se seu conteúdo está disponível em Redes Sociais, e irá verificar o rackeamento da sua estrutura, como backlinks e PageRank, alexaranck, etc... Irá verificar a relevância do conteúdo com relação as suas Keywords (palavras chave), títulos muito logos ou curtos demais, etc...

Trata-se de uma série de fatores que definirá sua colocação no motores de buscas orgânicas.

posicionamento no motores de busca

A sua real posição
Após todo seu conteúdo ter sido rastreado, armazenado, indexado e posicionado, você terá uma real posição com relação aos buscadores. Note que para o Bing e o Google, o envio do Sitemap funciona de maneiras diferentes. Para saber sua real posição, você precisa aguardar um tempo para que todo o processo acima surta um efeito definitivo.

Você deve verificar sua real colocação nos motores de busca ou buscas orgânicas através de um navegador diferente do que você usa, pois todos os seus cookies e caches estão armazenados, e automaticamente, o navegador irá posicionar melhor seu conteúdo, pois suas preferências de pesquisas sempre direcionam para o site ou blog que você acessa com frequencia.

Neste caso, aconselhamos limpar os dados de navegação e refazer a pesquisa, ou acessar de um browser diferente, ou mesmo de outro computador.

Posição nos buscadores
Aplicando técnicas de SEO
Como descrevemos acima, você deve procurar aplicar técnicas de SEO on page e off page em seus artigos ou páginas para que melhore seu posicionamento. Conseguir bons backlinks, de preferencia, que possuam um alto PageRank, para que, assim, os Spiders ou Crawlers possam apontar uma alta relevância para seu conteúdo. Busque por artigos de SEO e redija um conteúdo de coerência com um foco, em especial, nas palavras chave (Keywords) e revise minuciosamente cada linha do seu artigo ou página, para que você possa ter certeza de que as Heading tags, Keywords e todos o textos escritos estão posicionados de maneira correta, e haja concordância entre eles.

Faça uma análise do seu blog
A análise do seu blog, seja no Wordpress, Blogger, em um host ou qualquer outra plataforma, pode ser feita através das Ferramentas para webmaster e o Google Analytics, duas ferramentas poderosas do Google, gratuitas, que são de extrema importância para analisar tanto a estrutura do seu site ou blog quanto as estatísticas.

Este artigo está disponível para publicação em outros blogs ou sites desde que seja seguida a Política do BG

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.