rel="nofollow" - Você sabe o que é nofollow?

2 comentários

rel="nofollow"

Nofollow é um método usado para dizer aos mecanismos de buscas para não seguir o link. Há muitas controvérsias sobre o assunto, pois o Google pune links que não utilizam nofollow, mas ao mesmo tempo, aponta para quem colocou o link.

O Adelsson Smania do Gerenciando blog fala sobre o assunto com detalhes.
O Google possui um suporte para webmaster a respeito do assunto nofollow, mas a missão deste post é passar os prós e os contras desta metatag.

Por que nofollow?

Como apontam as diretrizes do Google, o nofollow serve para que você não dê seu aval a supostos links suspeitos em seu blog. Até aí, tudo bem, porque se você busca boas colocações nas pesquisas orgânicas do Google, ou não quer ser vítima de ataques de spams ou sites pirata, concordamos que o nofollow vem a calhar. Mas, e os comentários? Será que os comentários dos usuários fiéis do seu blog merecem
nofollow
Na nossa opinião, quem ajuda o blog a crescer merece ter uma referência
dofollow

Mas, e se a pessoa que comentou em seu blog tem um blog de pirataria ou um blog limpo, e está ali apenas para promover o blog em particular, não procurando melhorar o conteúdo da página que ela está lendo ou mesmo aplicando?

Bom, neste caso, cabe a você deixar o comentário ou o link ali.

O melhor conselho que podemos dar é que você retire o rel="nofollow" do seu blog e modere os links em seus posts e os comentários para que, assim, você não seja punido pelo Google e pelos programas de afiliados.

Bem, aí surge a pergunta: Em meu blog, o rel="nofollow" está ativado? Provavelmente sim, para o caso de blogs do Blogger.

É preciso retirar no código fonte do template.

Siga estes passos: Vá até o painel do seu blog no Blogger → depois clique na aba modelo → logo em seguida editar HTML → Dentro do código fonte do seu template procure por rel="nofollow"
Ele estará situado logo acima de → data:comment.authorUrl

Ao localiza-lo, exclua! Agora, o Google irá seguir qualquer link nos seu comentários, basta moderá-los.

Outro modo de colocar ou não a metatag rel="nofollow" em seu blog é através de seus posts ou páginas estáticas.

Cada vez que você insere um link, abre uma janela popup como a que está abaixo. Na última opção, você pode marcar o link que você inseriu em sua postagem com o atributo rel="nofollow" ou não. Neste caso, basta deixar desmarcado. 

Se o link que você inseriu é algo duvidoso ou quer que este fique apenas para esta postagem, marque a caixa, que as buscas orgânicas não irão rastreá-lo. Fica, desta forma, privado.



Para retirar o rel="nofollow" do Wordpress, acesse este link e instale, que o atributo rel="nofollow" não será mais aplicado.
Tome cuidado com links copiados de outras páginas da web. Ao inseri-los em suas postagens, aconselhamos clicar em cima do link e clicar em alterar para atribuir o rel="nofollow"

Caso conheça a procedência do link que copiou, e tenha certeza de que o Google não irá punir por estar recebendo seu aval no rastreio em seu post, você não precisa altera-lo.

Esperamos que esta pequena explicação esclareça um pouco sobre o que é rel="nofollow" e para que ele serve. Fica a seu critério desativá-lo ou não!

No BG, não usamos o rel="nofollow" mas moderamos cada comentário e cada link que é inserido no blog, desde comentários a publicidades e links aplicados em postagens.

2 comentários :

  1. excelente essa boa sua dica, vou aplicar-la ao meu blog.
    Parabéns amigão e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o cometário. Nem todos os blogueiros tem conhecimento sobre este assunto ou não procura saber.

      E é justamente este conteúdo que faz a diferença na hora de um ranqueamento pelos motores de buscas.

      Abraços...

      Excluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.