Como postar no blog - Postagem do blog - Configuração de postagens

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Configure seus posts

Neste artigo, vamos explicar como postar em seu blog. As postagens no blog precisam de técnicas de SEO, indexação e outras características para gerar tráfego, e para ter sua postagem publicada com boa relevância nos buscadores.

O que vamos fazer aqui não é mágica, e com certeza se você aplicar as dicas conforme descrito, terá boas chances de ficar na primeira página das pesquisas do Google, conseguindo gerar um bom tráfego para seu blog!

Tutorial

Para começarmos, vá até o painel do seu blog e clique em nova postagem. Abrirá uma tela como a que está abaixo:

Confiuguração

Conteúdo da postagem

O conteúdo a ser postado pode ser escrito através do Modo editor de texto ou no Modo HTML. Das duas formas, é preciso ter qualidade. No caso das postagens, você não pode criar uma muito grande e nem muito curta, também.
Em postagens curtas, faça com que as palavras-chave apareçam no conteúdo pelo menos 3 vezes, mas faça isso de forma natural, não forçada, pois o mecanismo de busca orgânica do Google analisa o conteúdo antes de trazer o resultado para quem está fazendo a pesquisa.

No caso de postagens grandes, as palavras-chave tem que aparecer pelo menos 5 ou 6 vezes dentro do conteúdo, mas lembre-se que é de forma natural.

Título da postagem

O título da postagem é até simples. Para conseguir relevância, o Google busca conteúdo diferente, mas que tenha sentido, ou seja, não adianta nada você falar e falar de um assunto, mas o título da sua postagem ser genérico, exemplo: um blog que vende capas cria uma postagem da seguinte forma:

"Duro de Matar" → muito genérico nas buscas orgânicas. Através da pesquisa do título, virão sites grandes e poderosos que gastam milhões em SEO para o que título seja o primeiro do topo. Neste caso, todo o trabalho que o blog teve em escrever o conteúdo sobre o filme "Duro de Matar"
não valerá a pena, pois sua postagem não irá aparecer na(s) primeira(s) páginas do Google.

O mesmo blog acima percebe isso e resolve mudar o título, criando outro da seguinte maneira:

"Capa Duro de Matar" → a postagem ainda continua genérica. Através da pesquisa do título, virão sites de hospedagens de imagens e outros que, também, são grandes potencias na web, e neste caso, a postagem ainda continua não tendo relevância.

Suponhamos que o proprietário tenha lido este artigo escrito aqui no BG e compreenda o assunto abordado.

Então ele resolve criar outro título da seguinte maneira:

"Capa Duro de Matar customizada" → neste caso, o exemplo mostrado conseguirá uma boa relevância nos buscadores, pois os concorrentes são blogs e sites mais simples. Caso o título não exista, você virá no topo dos buscadores, caso exista, sua posição será muito relativa e dependerá de como você montou a estrutura da sua página, como empregou o uso das meta tags e como descreveu a sua postagem.

Barra superior da área da postagem

Área de postagem

Como já falamos, o modo html é para colocar códigos de script, css e html. É possível criar várias animações e verdadeiras estruturas de Web Design, desde que se tenha conhecimento do que está fazendo.

O Modo Escrever é como um editor de texto padrão. Pode-se alterar o tamanho da fonte, o tipo de fonte, optar por títulos, subtítulos, etc... Também existe a opção de negrito, itálico, sublinhado, etc... Também pode-se alterar a cor da fonte ou destacar a área escrita por uma cor diferente.

A opção link pode ser aplicada tanto em textos, como imagens, ícones ou qualquer outra coisa que você insira em seu blog. Ao inserir um link, abre uma opção mostrando se você quer abrir o link externamente ou na mesma aba. Além disso, existe a possibilidade de você inserir ou não a opção "nofollow", que serve para dizer ao Google se o link inserido deve ou não ser seguido pelos mecanismos de busca.
Tenha sempre cuidado ao deixar esta caixa desmarcada, pois existem certos links que o Google considera abusivos, e isso pode prejudicar sua postagem com relação à posição nas buscas orgânicas do Google.
Veja o exemplo da opção no link abaixo:
Configurações

Existe também a opção de inserir imagens. Normalmente, copia-se a imagem que está hospedada em algum local da web e cola-se no blog. Essa técnica é muito usada para inserir links nas imagens, mas se você quer exibi-las no modo lightbox do Blogger, a melhor maneira é salvar a imagem no seu computador e puxar a mesma para dentro da postagem através da imagem da barra de navegação da área de postagem do blog. Veja o exemplo da imagem abaixo:

Configurações

Quanto aos vídeos, é possível copiá-los e colocá-los na sua área de postagem. Caso o vídeo esteja em Vimeo ou outro formato ou outra plataforma, você pode puxá-lo do seu computador para a postagem que está criando ou então colocar um vídeo do Youtube.
Veja o exemplo na imagem abaixo:

Configurações

Existe ainda a quebra de linha, a posição de toda ou parte do conteúdo da sua postagem, os marcadores através de símbolos ou números, e o corretor ortográfico, que serve apenas para destacar os textos que você deveria melhorar ou mudar.

Configuração da postagem

Agora, vamos falar de uma parte muito importante da sua postagem, que faz com que o seu conteúdo apareça ou não nos mecanismos de pesquisa do Google.

Vamos começar pelos marcadores.

Nós chamamos de meta-tags ou só tags. As tags das configurações de postagens são muito importantes, pois são elas que classificam sua postagem e ajudam o Google a localizar seu conteúdo na hora que uma pesquisa com um assunto relacionado ao seu está sendo requisitado por um usuário.

E, assim como nos títulos e no conteúdo, é necessário ter cautela ao usar uma tag. Não pode ficar sem as tags, mas também não pode ter um número muito exagerado de tags para uma postagem apenas.

As tags tem que ter relevância com o conteúdo da sua postagem. São as palavras-chave usadas no título e no conteúdo aplicados na postagem.

A aba programar das configurações de postagens é um item opcional ao blogueiro. Esta serve para agendar postagens para ser publicadas automaticamente no futuro ou para colocar uma data anterior a qual o mesmo está sendo escrito. Ela se aplica ao clicar em publicar postagem.

A etapa links também é opcional. Serve para direcionar o leitor para outro local ao clicar no título ou em outra parte do seu blog.

A etapa local serve para mostrar ao leitor e ao Google onde seu conteúdo foi publicado.

A descrição da pesquisa é uma pequena sinopse do conteúdo que está sendo escrito e aparece ao ser requisitado por um leitor através das pesquisas orgânicas do Google. Também é um item muito importante e que deve ser preenchido com cautela.

A área opções refere-se a permitir comentários dos leitores ou não, e a configurações de HTML dentro da postagem.

Você deve entender que as possibilidades de criar uma postagem com qualidade e dinâmica são imensas, portanto não se limite a texto ou vídeo ou somente a imagens. Mescle a postagem, redirecione o leitor para outros items dentro do seu blog que sejam interessantes para o leitor, e lembre-se que você posta para ele, e portanto, qualidade e dinamismo tem que vir em primeiro lugar.

Fazer a postagem aparecer no Google

Fazer com que sua postagem apareça no Google é até uma tarefa simples. Quando você termina sua postagem e clica em publicar, você precisa seguir alguns passos para que ela apareça para os buscadores com boa relevância e de forma rápida.

O que você deve fazer para indexar sua postagem é acessar o webmaster tools. Esta ferramenta é que vai realizar o processo de indexar sua postagem, fazendo com que apareça nos mecanismos de pesquisas orgânicas do Google.

Nas Ferramentas para Webmaster, você irá seguir dois passos para que sua postagem criada seja bem indexada, e de maneira rápida.

A primeira é enviar um Sitemap para o Google, para que ele reconheça e indexe todas as suas postagens. Para isto, siga os passos do tutorial sitemap para webmasters.
Logo após indexar suas postagens, você precisa dizer ao Google que você acabou de publicar o post, para que ele faça a leitura e disponibilize para as pesquisas orgânicas, caso seja requisitado por algum leitor em buscas por conteúdos iguais ou parecidos com o que você publicou.

Este método de indexar a postagem é mais rápido e eficaz. Deve ser feito através do webmaster tools por uma ferramenta, o que explicamos no artigo Dicas de SEO para blog - boa colocação nos buscadores.

Agora, sua postagem está pronta para receber novas visitas do Google!
Uma ótima dica é divulgar seu link através de Redes Sociais, como Facebook e Twitter, assim como nos agregadores de links, do estilo colméia, dihitt e outros. Procure, também, por agregadores de Feed, pois assim fica mais fácil ter seu link publicado, tudo de forma automática.
Quanto ao Facebook e o Twitter, existe uma maneira de enviar os links do seu blog automaticamente, sem que precise implantar link por link. Os artigos são publicados através de um aplicativo na web.
Esta é uma ótima maneira de gerar tráfego e conseguir relevância perante o Google, ajudando a melhorar a posição do artigo nos buscadores e aumentar o PageRank.
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7 comentários :

  1. Excelentes informações... Conteúdo muito bom, mas tenho um pouco de problemas com letras pequenas. Se fossem maiores ficaria mais agradável a leitura. Obrigado!

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    1. Olá, Ramão. ficamos felizes que tenhamos esclarecido como postar dentro da plataforma blogger, as técnicas abordadas aqui são o básico para se ter uma boa relevância perante aos buscadores e aos leitores, quanto a fonte usada na escrita do artigo ela obedece o tamanho padrão, caso esteja muito difícil a leitura de um zoom na página segurando o ctrl no teclado e rodando o Middle mouse (botão do meio do mouse).

      Agradecemos o contato. Abraços... Andrew Silva do BG.

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  2. Olá, queria saber como faço para que a postagem apareça parcialmente no blogger a fim de que o leito clique no Titulo da postagem para que essa se abra e ele leia o restante da postagem. Grato pela ajuda

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    1. Olá Marc Ferr, o que você precisa é de um resumo de postagem, criamos um artigo aqui no BG explicado como proceder para aplicar este método em seu blog ou site, visite este link

      → http://www.bloggerenciado.com/2013/10/como-colocar-o-resumohack-de-postagem.html

      Caso queira um serviço específico para seu blog entre em contato conosco através do menu serviços BG.

      Abraços, Andrew Silva do BG

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  3. Boa tarde, Andrew.

    Gostei muito das dicas pela facilidade de execução. Fiquei feliz, pois criei meu blog há poucos meses e já utilizo várias técnicas que alguém com sua experiência está sugerindo. Com certeza, vou aplicar as outras também.

    Fabrício - blogdograduado.blogspot.com.br

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    1. Olá Fabricio, agradecemos o contato e ficamos felizes em saber que o artigo tenha sido útil para você.

      O que tentamos passar aqui é um método de melhorar e esclarecer como se deve proceder diante de uma postagem, não adianta só postar tem que postar com qualidade.

      Abraços Andrew Silva do BG.

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  4. Obrigado!!!!!!
    http://youtubi-fun.blogspot.com/

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