Como criar um blog no Blogger - Blogspot passo a passo - Dicas

9 comentários

Forma detalhada de criar seu blog no Blogger

Neste artigo, vamos explicar como criar um blog no Blogger - Blogspot, passo a passo, de maneira que você possa compreender toda a interface do local onde seu blog estará hospedado. Isso inclui ;domínio, página de erro 404, edição de template padrão, inserção de templates personalizados, estrutura de postagens, páginas estáticas, marcadores, favicon, navbar, descrição dos títulos na aba do navegador, configurações da conta no Blogger, integração com o Analytics, Adsense e outros produtos. Também mostraremos como inserir Gadgets e Widgets, indicaremos templates, e tudo que envolver o Blogspot ou Blogger.

Criando seu blog

Para começarmos nosso post, vamos esclarecer algumas coisas. O blog com o subdomínio Blogspot, que fica na plataforma Blogger, é uma ferramenta do Google, portanto a indexação de páginas, envio de sitemaps e outras técnicas de SEO são melhores aplicadas, pois quem domina o mercado da web hoje é o Google. Isso não significa que não existam plataformas boas para se criar um blog. O Wordpress é uma delas, até oferece melhores recursos que o Blogger, porém sua interface é um pouco complexa e a plataforma só fica boa mesmo quando o usuário começa a gastar um pouco.

Se você é novo na blogosfera, está querendo montar um blog e não sabe como e nem por onde começar, você está no artigo certo!

Você precisa de uma conta Google para logar no Blogger. Caso não tenha, clique em criar conta Google. Ao criar sua conta, você terá acesso a todos os serviços do Google com o mesmo login e senha.

Você pode ver alguns dos serviços em produtos Google.

Dentre eles, estão o Google webmaster para enviar sitemaps, verificar meta tags, indexar páginas, verificar autoria, e outros aplicativos bem interessantes.

O Google analytics também faz parte, e serve para ver estatísticas do blog, além de outros recursos.

Bom, para começar a construir seu blog, primeiro acesse o Blogger com sua conta Google em conta blogger. Ao acessar a conta pela primeira vez, você verá a opção abaixo para criar seu blog, independente do nicho (categoria), nome e endereço que você escolheu.

Criar blog

Ao acessar a conta do Blogger, você irá clicar em criar novo blog, como na imagem abaixo:

Criar blog

Nessa etapa, você irá escolher o nome e o endereço do seu blog. Nomes muito genéricos podem já existir, e neste caso sugerimos usar algo bem criativo. O endereço do blog também aceita barras e números.

Os blocos abaixo referem-se aos templates disponíveis do Blogger.
É necessário escolher um modelo. Não se preocupe ao acessar o painel da sua conta, pois você também terá acesso ao código fonte do template, podendo, assim, fazer diversas modificações ou mesmo trocar o template.

Painel do blog

Após criar o blog, você irá se deparar com um menu lateral, onde existem algumas funções, e em cada função existem vários comandos referentes ao seu blog. Todos eles são importantes! O menu ao qual nos referimos é igual ao da imagem abaixo:

Painel do blog

Estatísticas do blog

O primeiro item do menu do blog no Blogger é visão geral.
Como o próprio nome diz, é uma opção que mostra o número de postagens, número de comentários publicados e número de visualização de páginas do dia. Também é possível clicar em mais estatísticas para ver algo mais abrangente, mas não espere muita coisa, isto é apenas uma prévia das estatísticas do blog.
Você deve usar ferramentas como o Google Analytics.

Postagem no blog

O segundo item do menu são as postagens. Nesta parte, você irá criar e gerenciar suas postagens. Ao clicar em postagens, o Blogger lhe dá a possibilidade de fazer algumas tarefas de maneira bem fácil e dinâmica.

Vamos vê-las agora!

Postagens

Nesta etapa existe a função criar nova postagem. Caso você não publique sua postagem após finaliza-la ou mesmo não publicou por estar trabalhando aos poucos em cima dela, a postagem irá aparecer como rascunho nesta tela.

Caso já tenha criado sua postagem, é possível ver o número de vezes em que ela foi exibida na web, o número de comentários existentes na postagem, e, também, é possível adicionar meta-tags, bastando selecionar a(s) postagem(s) que quiser, e, logo em seguida, clicar no botão marcadores para adicionar as tags no seu blog.

Ao clicar em criar nova postagem, abre-se uma tela como esta abaixo:

Nova postagem

Existem duas maneiras de preparar o layout da sua postagem:
Modo editor de texto padrão ou no Modo html. Em ambos os casos, a qualidade das postagens é ótima, mas para iniciantes, sugiro deixar a parte html de fora e ficar somente com o editor de texto normal.

Você deve ter notado que existe uma certa familiaridade com outros editores de texto, como o Word.


Modo editor

Nesta etapa é possível usar as setas logo no começo da barra da postagem do blog, ao invés das teclas Ctrl+z, para desfazer o erro que você cometeu na criação de sua postagens, alterar o tamanho da fonte, tipo de fonte e tudo o que um editor de texto oferece para escrever e criar seus artigos. Também é possível inserir links em textos ou imagens, inserir vídeos, quebra de linha e outros caracteres.


Ao lado das postagens existem alguns comandos que ajudam o Google a localizar melhor seu conteúdo e ao leitor entender sua postagem quando pesquisa pelo assunto, como na imagem abaixo:
Blogger

As opções são as seguintes:

Marcadores tags para ajudar o Google a indexar melhor sua postagem em seu blog e também dar relevância ao conteúdo para as pesquisas orgânicas.

Programar serve para agendar postagens. Por padrão, está definido como automático, mas você pode definir data e hora para a postagem ser publicada. Pode ser anterior ou posterior à data atual, portanto, se anterior, você poderá definir se fica atrás de alguma postagem já publicada ou atrás da primeira. No caso de posterior, pode-se definir uma data futura para ser publicada sem se preocupar em publicá-la, pois este processo será feito automaticamente na data e hora que você determinar.

Link nesta opção, você pode criar links para redirecionar o leitor ao clicar no título ou em algum conteúdo específico do blog, mesmo que seja para outro local que não faça parte do conteúdo da sua postagem.

Local nesta opção, você diz ao leitor e à web onde seu conteúdo foi criado ou publicado.

Descrição da pesquisa aqui você vai colocar uma pequena descrição da sua postagem ou artigo criado, pois irá aparecer no Google e ajudará o leitor a entender o conteúdo que os resultados de pesquisas orgânicas mostrará quando alguém for procurar por algo. É de extrema importância que você preencha este campo cada vez que criar uma postagem em seu blog.

Opções esta parte você deixa como está, por padrão, para não afetar a estrutura do artigo ou postagem, a menos, é claro, que queira definir como bloqueados ou não os comentários nesta postagem em específico.

As demais opções podem ser feitas em html na parte superior da postagem.

Páginas do blog

Nesta etapa do menu, pode-se criar páginas estáticas. O limite dessas páginas é de 20 por blog. Não é ilimitada como postagem, porém, o processo para criar essas páginas é idêntico ao das postagens, portanto, leia com atenção a etapa postagem no blog, que você irá criar suas páginas estáticas com facilidade. Recomendamos usa-las somente se necessário.

Veja o exemplo na imagem abaixo:


Páginas

Comentários do blog

Nesta etapa do menu, pode-se gerenciar os comentários do blog. Todos os comentários que você recebe em seus posts ou artigos vem parar aqui, seja com ou sem moderação. É possível responder os comentários, exclui-los ou move-los para spam. Também é possível ver em qual postagem você recebeu o comentário e quem comentou.

Caso seu blog esteja disponível somente para comentários de usuários com alguma conta, você verá o nome dos usuários junto aos comentários. Caso ative sem moderação, você verá comentários de pessoas anônimas.

Tudo feito de maneira simples e prática!


Veja a imagem abaixo ilustrando a explicação:



Blogger

Google+ do blog

No menu do blog, na opção Google+ é possível associar seu perfil do Google+ à sua conta do Blogger e, automaticamente, ao seu blog. Também é possível associar os comentários do Google+ às suas postagens.

Veja, abaixo, seis dicas que ajudam, e muito, a melhorar o seu blog na Rede Social Google Plus!

Sugerimos que leia e tente aplica-las em seu blog. Com certeza, o retorno quanto ao tráfego, à qualidade e ao profissionalismo, aumentarão.

Veja a imagem abaixo ilustrando esta explicação:


Blogger

Estatísticas do blog

Demos uma noção acima das estatísticas do blog em visão geral, porém, no menu do blog existe a opção estatísticas, e nesta opção você tem uma noção um pouco maior do que acontece com o seu blog na web.

As opções disponíveis nesta etapa são as seguintes:

Visão geral explicado logo acima em estatísticas do blog.

Postagens aqui você acompanha os posts mais acessados na web, o número de vezes que o post foi acessado. O mesmo funciona com as páginas estáticas logo abaixo das postagens.

Origem de tráfego nesta parte você tem uma noção de onde vem o seu tráfego, sites em que os leitores estão e são redirecionados para seu blog, não só os sites como urls também. Para complementar, você tem uma pequena noção das pesquisas feitas para chegar ao seu blog.

Público aqui você tem uma noção de quais países estão acessando seu blog, quais navegadores e o sistema operacional utilizados.

Veja o exemplo da imagem abaixo ilustrando a explicação acima :


Blogger

Ganhos no blog - Adsense

Você verá a parte Ganhos no menu lateral do blog. Nesta etapa, deve-se ter cuidado, pois uma vez feito o cadastro, não se pode exclui-lo. Caso decida excluir o cadastro feito, não poderá efetuar um novo cadastro com sua conta Google, e neste caso, terá que criar uma nova conta, o que gera uma dor de cabeça tremenda depois que toda a estrutura, domínio, tráfego e tudo que gira em torno do seu blog está fluindo bem.

A etapa Ganhos existe para colocar blocos de anúncios do Adsense. Para isso, é necessário que se crie um cadastro e que seja pré aprovado, o que leva em torno de dois a quatro dias, e às vezes, uma semana.

Caso seu cadastro seja aprovado, o Adsense pedirá para você criar blocos de anúncios e colocar no blog. No máximo, 3 blocos por blog, nos mais variados tamanhos. Esse blocos são colocados em forma de Gadgets e ficam em branco por alguns dias para gerar impressões de visualização. Depois de alguns dias, esses blocos começam a gerar publicidades. Nesta etapa, você já foi aprovado! Na segunda etapa do Adsense, seus ganhos podem ser gerenciados pelo próprio site do Adsense e a receita é gerada através de impressões e cliques.

O cadastro no Adsense só é aprovado se o blog gera um tráfego em torno de 200 visualizações diárias, possui conteúdo de qualidade e um número razoável de postagens bem indexadas.

Veja as imagens da área Ganhos e do Adsense, que ilustra a explicação acima:


AdsenseAdsense

Layout do blog

Esta etapa refere-se à estrutura do blog em si, onde ficarão as postagens, Gadgets, Widgets, cabeçalho, rodapé e outras características da estrutura do blog.

Ao clicar em adicionar Gadgets, você poderá adicionar vários modelos de Gadgets do próprio Blogger ou através de urls, ou então, você pode adicionar seu próprio código de html - css - javascript, através da opção html/javascript em adicionar Gadgets.

Veja a imagem abaixo mostrando o layout de um blog:


Blogger

Modelo do blog

Na etapa modelo, pode-se fazer backup do template e pode-se importar modelos .xml baixados da internet. Além disso, pode-se escolher alguns modelos padrões do Blogger, configurar a visualização em celulares com uma visualização prévia, ou então, para quem possui um conhecimento em linguagem de programação, editar o html.

Ao clicar neste botão, você tem acesso ao código fonte do seu template, podendo alterar toda a estrutura inserindo menus, Gadgets, slides, animações, etc...

As possibilidades são grandes, porém, para quem gosta de editar códigos é uma boa pedida criar um blog-teste para brincar com os códigos.

Se pretende mexer na estrutura do blog e deixá-lo com um aspecto mais profissional, sugerimos que contrate um serviço.

O BG pode fazer estes serviços para você!

Sempre que fizer qualquer alteração no código fonte do seu template, sugerimos que faça um backup do template para que não tenha problemas futuros.

A etapa configurações iremos deixar para o próximo post, para que este não fique tão grande. Fique ligado! Logo, logo iremos criar um post explicando como gerenciar as configurações do Blogger!

9 comentários :

  1. Respostas
    1. Olá agradecemos o contato qualquer duvida não exite em entrar em contato conosco.

      Abraços... Andrew Silva do BG.

      Excluir
  2. me reponde uma coisa tenho um blog de conteudo adulto ...tinha neh pois toda vez que crio um mudo template faco os ajustes logo em seguida eles me excluem dizendo que foi excluido por expam n entendo eles vejo muitos blogs na net a anos e so o meu que acontece isso so o meu que da spsm ,se vc ja passou por isso me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quanto a blogs de conteúdos adultos, não estamos muito informados, mas vamos dar o melhor suporte possível.
      vamos analisar seu caso em particular e logo, logo postaremos uma explicação concreta.

      Excluir
  3. Tenho uma conta Bloguer. Quero criar um Blogue novo, mas n consigo o acesso para isso. Clico em "Blogue novo", abre , mas n está aceso o espaço "criar blogue" (clico e não acontece nada). Estou a tentar desde ontem... e nada... Tenho outros Blogues criados por este meio, agora não consigo mais, porquê???. Se me souberem dar uma dica, agradeço.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aileda, para que libere a criação do blog no blogger é preciso clicar em um dos blocos abaixo para selecionar um template inicial.

      Abraços, Andrew Silva do BG.

      Excluir
  4. Ola Andrew .. esse é com certeza o material mais completo da internet detalhando o blogger .. muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agradecemos o contato, nossa meta é ajudar o blogueiros a gerenciarem seus blogs. não só os veteramentos mas os novatos no mundo da blogosfera também.

      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  5. Uma das vantagens de criar um blog no blogspot é que o proprietário conta com diversas ferramentas integradas no painel de controle. Uma das quais posso citar é a ferramenta de estatísticas que se assemelha ao Google Analytics, mas de uma forma mais resumida.

    ResponderExcluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.