Como numerar as páginas do blog - Colocando numeração nas postagens do blog

34 comentários
numerar

Como numerar as páginas do blog - Colocando numeração nas postagens do blog

Descrição

Neste artigo, viemos trazer um assunto bem interessante para aplicar ao blog. É o fato de numerar as paginas ou postagens para deixar o blog mais intuitivo, profissional e dinâmico, visando sempre o leitor do seu blog e a qualidade dentro dele.

Detalhes

Alguns meta blogs explicam que para tal tarefa é necessário entrar no código fonte do seu blog e mexer na estrutura do template em scripts e css's. De fato, é, porem nem todos se familiarizam com códigos, e encontram dificuldades para mexer nas tags condicionais, etc... existentes dentro do código fonte e, muitas vezes, são códigos grandes que aumentam, e muito, a estrutura e o carregamento da sua página.

Porem, todo ou a maioria dos blogueiros gosta e quer aplicar numeração de paginas ou numerar postagens em seu blog. Neste ponto, concordamos, pois alem de trazer um aspecto profissional ao blog, deixa-o mais intuitivo para o leitor, que alem de mostrar o numero de paginas existentes no blog, também dá a opção de navegar por entre as postagens de maneira mais dinâmica, podendo optar entre pular paginas para as postagens mais antigas que você tem em seu blog.

É aí que o Blog Gerenciado entra. Pensando nisso, resolvemos criar um Gadget para você aplicar em seu blog de maneira fácil, rápida e configurável, bastando aplicar o Gadget no blog e, em seguida, salvar e visualizar seu blog. Pois bem, a função deste Gadget é transformar links da parte inferior das suas páginas em números, ou seja, não será necessário alterar nada dentro do seu código fonte.

Se você usa modelos padrões do Blogger com resumo de postagem e possui os links
"pagina anterior inicio próxima página" ou algo parecido com isto, estes links sumirão e se tornarão numeração. Caso tenha um template personalizado com links parecidos com os mostrados anteriormente, também irão virar numerações. Caso seu template já tenha numeração e você não gosta do estilo, também não precisa se preocupar, pois também se tornarão numeração. Porem, em todas as situações, seu blog precisa ter resumo de postagem.

Gadget numeração de páginas do blog - numerar postagem do blog

Bom, explicações feitas, vamos ao Gadget que você irá inserir em seu blog. Primeiro, copie o código logo abaixo:



Ao copiar o código, vá até o painel do seu blog e no menu lateral esquerdo clique em layout, e logo em seguida, selecione a área onde vai adicionar ("sugerimos abaixo das postagens") o código acima referente a numeração de paginas do blog - numerar postagem do blog, e selecione a opção html/javascript Cole o código copiado, salve e visualize.
Agora, suas paginas estão numeradas com um aspecto bem profissional.

Edição das cores, dimensões e margens

Você notou que as numerações estão em azul, pois o código foi editado para o Blog Gerenciado, cujo tema e cor predominantes são azul, porem é possível editar as cores e as dimensões dos botões seguindo essas dicas:

#blog-pager{font-size:normal;padding:10px 0;clear:both;}
.showpageArea{font-family:verdana,arial,helvetica;color:#000;font-size:11px;margin:10px}
.showpageArea a{color:#000}
.showpageNum a{padding:3px 8px;margin:0 2px;text-decoration:none;border:1px solid #FFFFFF;background:#0000CD;color:#FFFFFF;}
.showpageNum a:hover{border:1px solid #0000CD;background:#ccc}
.showpageOf{margin:0 2px 0 0;padding:3px 8px;margin:0 2px;text-decoration:none;border:1px solid #FFFFFF;background:#0000CD}
.showpagePoint{color:#FFFFFF;padding:3px 8px;margin:2px;border:1px solid #FFFFFF;background:#000000; text-decoration:none}

A parte destacada em vermelho refere-se as cores;
A parte destacada em laranja refere-se as dimensões;
A parte destacada em azul refere-se a margem (espaços entre si)

Baseado no modelo acima, modifique à sua maneira e substitua pelo original dentro do código primário ("da caixa de auto seleção acima") coloque em seu blog e salve novamente. Pronto! Agora, você tem paginas ou postagens numeradas no blog sem a necessidade de alterar o código fonte do template.

Caso ainda tenha duvidas, acesse o link http://servicobg.blogspot.com.br/ e preencha todos os campos para que possamos dar todo o suporte possível.

Finalizando

Esperamos que este artigo "Como numerar páginas do Blog - Colocar numeração nas postagens do Blog" tenha sido útil para você e que você possa usufruir deste recurso sem restrições. A função do Blog Gerenciado é ajudar você a gerenciar seu blog!

Qualquer duvida, deixe seu comentário no final da postagem ou entre em contato conosco através de um de nossos canais de comunicação.

34 comentários :

  1. qual e a CERTEZA QUE NÃO TEM VÍRUS ESCONDIDO?
    assuto muito bom mais tenho medo

    ResponderExcluir
  2. Amigo, vírus é uma linguagem de programação que não se aplica a css javascript e html

    vírus normalmente é exe. ou seja arquivo auto executável, nada a ver com a linguagem trabalhada aqui, portanto pode aplicar sem medo, até mesmo porque, não pedimos para fazer download de nada e o código não executa nada no computador... Foi bom você perguntar isso, pois foi possível tirar essa duvida de muitos visitante que leem este artigo.

    Abraço ... Equipe Blog Gerenciado

    ResponderExcluir
  3. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever
    reparei que se tem esforçado por nos dar o melhor, é um blog que nos convida a ficar mais um pouco
    e que dá gosto vir aqui mais vezes. Posso afirmar que gostei do que vi e li,
    decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo
    agora, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, António.
      Eu que agradeço a honra da sua visita. Esses comentários que recebemos no BG é que nos fazem continuar e melhorar nossos trabalhos. O BG teve inicio com o intuito de ajudar todos a gerenciarem seu blogs, essa é a nossa meta e o nosso objetivo principal. Estamos sempre buscando novidades em todas as áreas da blogosfera para ajudar tanto os veteranos quanto os iniciantes. Agradeço sua visita e seu comentário, inclusive visitamos seu blog e iremos adicionar seu banner em nossa página de parceiros. Venha nos visitar sempre que puder e caso queira algo que não viu aqui no BG, basta pedir que criaremos um post relacionado ao assunto. Fique com Deus e felicidades em toda sua casa também amigo.
      Abraços... Andre Silva - BLOG GERENCIADO.

      Excluir
  4. Andrew Silva, sou Rogério, iniciante como administrador de blog. Ultimamente eu tenho acompanhado suas publicações e, tenho gostado muito. Seu trabalho nos ajuda muito. Nós, que temos blog, que gostamos de escrever, tentamos sempre dar uma boa aparência ao blog, para que o conteúdo seja mais valorizado. Cara, parabéns por essa vontade de ajudar a nós, que somos "leigos" nessa questão de HTML, CSS.. você nos passa isso de uma forma simples, fácil de entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rogério. nós do BG procuramos nos empenhar o máximo para facilitar a compreensão e o entendimento dos códigos que gira em torno do mundo da blogosfera. para assim qualquer pessoa poder gerenciar seus blogs sempre criamos novos posts e atualizamos posts defasados para facilitar o gerenciamento do blog. apesar de oferecermos serviços pagos na página de serviços BG no menu sempre aconselhamos a usar os posts escritos por nós e aconselhamos nos comentários dos respectivos posts. Um abraço da equipe BG fique com Deus e seja sempre bem vindo a ler os nossos posts.

      e por favor não exite em tirar sua dúvida conosco sobre qualquer assunto relacionado a blogosfera. Abraços.....

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá nós é que agradecemos sua visita sempre em nosso blog amigo.
      Abraços... Andrew Silva do BG.

      Excluir
  6. Olá, Alaíne.

    nós agradecemos o contato e ficamos felizes que o artigo tenha sido útil para você. qualquer duvida entre em contato conosco que estaremos dando todo suporte possível. Abraços... Andrew Silva do BG.

    ResponderExcluir
  7. olá,
    eu coloquei isso ficou super legal
    mas quero coloca-lo no menu
    assim, quando a pessoa aperta os marcadores , tem que clicar postagens antigas e eu quero essa númeração
    sera possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esquece agora pareceu kkk
      obrigada pelo artigo!!
      mas você poderia me ajudar em uma coisa??
      eu mexi no html do blog para colocar em todas as postagens aquele negocio de continue lendo, mas o botao nao funciona. entao eu nao consigo desfazer isso
      o q eu faço?

      Excluir
    2. Olá, ficamos felizes que tenha solucionado seu problema, quanto ao leia mais é necessário que se coloque um código entre as aspas após o ref para redirecionar para dentro do conteúdo fazendo com que a postagem se expanda, quanto a remoção basta você entrar no html do seu template dar um ctrl+f e colocar leia mais ou como está escrito em seu blog, ao localizar basta deletar somente o conteúdo escrito que não irá mais aparecer em seu blog. Em casos como este sempre sugerimos que o blogueiro faça backup do template antes de fazer qualquer alteração.
      Abraços... Andrew Silva do BG

      Excluir
  8. Oi Andrew. Primeiramente obrigada pelo código. Na verdade eu já o usava, mas o havia encontrado em outro lugar.

    Cheguei ao seu post pois estou com um problema neste código [mesmo colocando o seu código, o problema permanece].

    O problema é: nas configurações do blogger eu optei por aparecer 10 posts na minha home (já que só configurei para posts com miniaturas de imagem com pouco trecho de texto), mas ao colocar o código de numeração de página, a home fica com apenas 3 posts e as outras páginas subsequentes ficam com apenas 2 posts aparecendo [mas neste caso consegui mudar na configuração e deixo aparecendo 14 posts a partir da 2° página].
    Será que há como fazer com que continuem os 10 posts na home e usar o seu código?

    Espero ter sido clara (rsrsrs)

    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, é possível sim.
      O que acontece é que o código fonte do seu blog está limitando a aparecer determinado numero de posts para cada página, e esses posts são classificados por datas, quando um post possui uma data muito distante da outra entra para a próxima página. Altere as datas das publicações das postagens colocando uma próxima da outra que provavelmente seu problema irá se resolver.
      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  9. Andrew, boa tarde!!!
    Muito obrigada por compartilhar, fiz e deu certinho.
    Estou fazendo um post e divulgando seu link, para quem mais dos meus amigos/visitantes que se interessar vir por aqui.
    Feliz e Abençoada Semana!!!
    Abraços da Bia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz, agradecemos o contato e ficamos muito satisfeito em saber que o artigo foi útil para você.

      Agradecemos por divulgar o link, qualquer duvida não deixe de nos comunicar.
      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  10. Ahh vc é um anjo, ja que eh mais pratico po gadget !!! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, que bom que o artigo foi útil para você.
      A ideia de se colocar um Gadget no lugar da edição do código fonte do blog, é justamente evitar conflitos, possíveis edições erradas, e também facilitar a manipulação do código.
      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  11. você é fantástico, muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dannimad, agradecemos o contato e o carinho com o nosso site nossa meta é sempre ajudar os amigos blogueiros a gerenciarem seus blog.
      Abraços Andrew Silva do BG.

      Excluir
  12. OLá João, ficamos felizes em saber que o artigo foi útial para você.
    Andrew Silva do BG.

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Olá PU4FBI, qual foi sua dúvida com relação ao nosso post ?

      Excluir
  14. Muito bom post, bem explicativo, entendi tudo direitinho, mas acho que pra facilitar a parte de cores vc poderia explicar cada cor correspondente a qual parte da imagem, pois acho que ficar testando cor por cor em cada espaço e atualizando td hr fica meio cansativo, agr vc explicando tipo.. .showpageArea{font-family:verdana,arial,helvetica;color:#000 corresponde a numeração exemplo, ficaria muito mais facil pra nos... ate se vc puder fazer ficaria muito grato.. kkk .. No Mais post muito otimo Parabens

    ResponderExcluir
  15. Muito bom!! Foi o único que funcionou pra mim!!
    muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  16. Oi amigo fiz como ensinou mais fica apenas caixa em branco, oque eu faço

    ResponderExcluir
  17. O UNICO QUE FUNCIONOU COMIGO VALEU TUDO DE BOM PRA VOCE

    ResponderExcluir
  18. OLA ANDREW DESDE JÁ VOU TI DIZENDO QUE SOU MUITO LEIGO NESSE ASSUNTO MAS TENHO MUITA VONTADE DE APRENDER FICO MUITO GRATO SE VOCÊ PUDER ME DIZER PORQUE QUANDO EU COLO O CÓDIGO NO CAMPO HTML JAVASCRIPT, ATUALIZO E AO VISUALIZAR SÓ APARECE PAGINA 1 DE 1 ONDE BOTAR ESSES NÚMEROS PARA APARECER CORRETO DESDE JÁ AGRADEÇO SUA COMPREENSÃO E AGUARDO RESPOSTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilton, este código descrito acima refere-se a um Gadget para ser inserido no blogger. Caso não esteja aparecendo, provavelmente você esta com conflito de script. Você deve conferir para ver se inseriu o código no local certo. na aba layoult → adicionar gadget →html/javascript e cole o código acima, salve, e após salvar selecione o gadget que você inseriu o código e arraste para baixo da área de postagens. Salve novamente e atualize a página do seu blog. Se continuar a não aparecer o numero de páginas, entre em contato comigo através da página Serviços BG no menu do blog.

      Excluir
  19. nossa ate que fim achei... NÃO,NÃO,NÃO esse Gadgets não fica nos marcadores chato né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nathanael, desculpa, mais não entendi seu comentário?

      Excluir
  20. Oie, pode me dar um help!?
    Segui todos esses passos do tutorial mas não apareceu nada!
    Já mexi nas cores, mas não aparece nada!!!
    O que eu faço?

    ResponderExcluir
  21. Exelente, o unico que funcionou, testei vários.. Grato.. Fiicou ótimo.

    ResponderExcluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.