Como aumentar a velocidade do carregamento das páginas do blog

8 comentários
Carregamento de páginas

Carregamento de páginas - Velocidade

As páginas do seu blog estão lentas, e você precisa esperar muito tempo para que elas sejam carregadas?

Então, vamos te ensinar a melhorar a velocidade do carregamento das páginas!

Conheça estes sites:

Webwait: http://webwait.com/

Google page speed: http://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/


Yahoo! YSlow: http://developer.yahoo.com/yslow/


Agora, vamos falar do programa que o ajudará:

O nome é gtmetrix. Ele funciona como um sistema de análise da página do seu blog. Avalia o tempo de carregamento das páginas e sugere algumas melhorias, oferendo alguns recursos através de sua própria interface.


Na nossa opinião, o mais interessante do programa são as imagens otimizadas, geradas para você substituir pelas imagens que estão em seu blog, melhorando e muito a velocidade.


Para darmos início à otimização do template, acesse gtmetrix. Ao acessar o link, você será redirecionado para uma tela como a que está abaixo:



velocidade

Nesta tela, digite o endereço do seu blog e, em seguida, clique em GO! O gtmetrix irá analisar seu blog e irá lhe sugerir várias opções de melhorias, como mostramos na imagem abaixo:



velocidade

Veja que foi dada uma nota para sua página, referente aos recursos que seu blog possui. Note que existe uma grade com vários itens referentes a recursos que podem ser melhorados para que a postagem não fique muito grande.

Trabalhando com a imagem

Ao clicar em otimizar imagem ou optimize images, abrirá uma aba para baixo com as imagens que você tem em seu blog, como uma forma de link e, em seguida, irá aparecer a opção versão otimizada. Exemplo:


velocidade

Ao abrir esta tela e mostrar o link da imagem original que está em seu blog e o link da versão otimizada, você fará a substituição em seu template, para ganhar alguns segundos de carregamento. O problema é que as imagens estão aleatórias, então, você terá que localizá-las, em seu blog, para substituí-las.

Você fará isso clicando no link versão otimizada, a imagem se abrirá, e você colocará a url da imagem dentro de onde estava a url da imagem original em seu template.

Desta forma, você irá ganhar alguns bites! Se a imagem listada estiver dentro de uma postagem, basta clicar em editar postagem e substituir a imagem pela gerada pelo gtmetrix. Faça isso com todas as imagens possíveis, e você verá a velocidade do seu blog reduzir drasticamente.

Sugerimos que você elimine Gadgets desnecessários e mantenha no seu blog somente aquilo que tenha realmente importância para o leitor. Tente ocultar alguns scripts, colocando-os em páginas estáticas, e um link em sua página inicial para redirecionar o leitor para o local do script. Isso ajudará muito no carregamento da sua página!

Scripts e css muito grandes em seu código fonte

Copie-os, jogue no bloco de notas, salve conforme o formato deles e hospede-os na internet. Use os links para fazer referência ao código.

Isso fará com que o código fonte principal do blog seja carregado mais rapidamente.

Faça uma análise do código fonte e veja se as divs de chamada do seu template estão todas funcionando corretamente e puxando seus devidos css e scripts.

Conteúdo novo com imagem

Sempre que você for postar um novo conteúdo e inserir imagem, salve-a em formato otimizado para ficar mais leve. Os melhores formatos são .bmp .gif .png

Não esqueça de redimensionar as imagens para os modelos que serão exibidos em seus posts, ok?

8 comentários :

  1. Muito útil o seu post, me ajudou bastante a trocar algumas imagens pesadas do meu blog.

    Prioridades femininas

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia estas dicas, mas saber como utilizá-las é outra coisa, já que requerem tempo e algumas habilidades que não são aprendidas sem muito esforço, principalmente para um leigo nesse com eu, todavia sua publicação é muito interessante. Meu site já esteve melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rangel li sua resposta no dihitt. Os sites apresentados acima ajudam a melhorar ou a conferir o carregamento da página do blog.

      Porem, o que na minha opinião possui um sistema mais completo é o gtmetrix, ele auxilia não só nas imagens, mas também, na renderização de script acima da borda. ou seja, indica quais scripts estão pesados no blog e aconselha a encurta-los, ou a move-los para cima ou para baixo no código fonte do blog.

      Também mostra css's que estão quebradas e indica setores para ser encurtados, ou ate mesmo, para inserir url's externas. Toda via é um bom sistema para se fazer analise mesmo na sua versão gratuita.

      Agradeço o comentário, Abraços....

      Excluir
    2. Disso eu já sabia, pois desde, pelos menos uns 4 anos faço uso de tais ferramentas, só que de forma aparente, haja vista não saber fazer uso da manipulação dos códigos e assim usufruir dos benefícios do mesmo, no demais, obrigado.

      Excluir
    3. Rangel estamos aqui para isso. Justamente para ajudar na manipulação de qualquer código que desejar.

      Qualquer duvida que você tiver com relação a este assunto não deixe de me comunicar que eu te ajudo na manipulação sem correr riscos que quebrar o código fonte do teu template.

      Abraços...

      Excluir
    4. Obrigado meu caro, mas quanto custaria mais ou menos?
      Perdão se esse não for o espaço para tal. Qualquer coisa oide contactar-me por e-mail.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Rangel seguinte, tenho uma área de serviços no BG e trabalho com outras pessoas, onde aplicamos Seo, ranqueamento de pagina, renderização de scripts, keyowrds, dominios, etc....

    Só que somos amigos no dihitt, então não vejo problema nenhum em te dar um suporte para imagens scripts etc... para deixar teu blog mais leve.

    Se gostar do serviço, na próxima vez que precisar vc da uma preferencia para nos ok.

    Aguardo teu retorno.

    Caso tenha duvidas cesse a página de serviços do BG no menu do blog acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu caro,

      Só deixemos claro que não prometo contratar os serviços, pois mesmo que eu precise de alguns serviços, possa que não sejam viáveis agora a depender dos valores a serem contratados, porém agradeço muito sua disponibilidade, inclusive até, estive vasculhando os serviços lá e me interessei por alguns. Pode ter certeza que você tem a preferência meu caro, mas não a exclusividade. Um grande abraço e mais uma vez agradeço muto e ficarei sempre de olho em suas publicações.

      Tenho outras prioridades no momento, mas estarei sempre de olho e qualquer coisa verei a possibilidade de contratar algum serviço, não é promessa. Um abraço.

      Excluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.