Foto e nome do autor nos resultados de pesquisas do Google

Um comentário
foto e nome do autor

Foto e nome do autor nos resultados de pesquisas do Google

Andamos pesquisando artigos e tutoriais para esse conteúdo e nos deparamos com tutoriais mau explicados, com poucos exemplos e baseados no modelo antigo Google plus.

O Google Brasil lançou em Maio de 2012 essa mudança, e foi de extrema importância para os blogueiros, pois a imagem e o perfil do autor junto com o resultado da pesquisa geram uma imagem de confiabilidade, profissionalismo e segurança. Com certeza, a probabilidade do leitor clicar na postagem que tem o perfil de quem publicou o post junto ao conteúdo é muito grande.

É um procedimento simples que não exige conhecimento em programação. O Google aproveitou um recurso do HTML5 chamado "rel=autor" que identifica o autor que escreveu o artigo nos resultados de buscas orgânicas.

Para colocar sua foto e nome do autor nos resultados de pesquisas do Google é necessário que siga algumas etapas.

Tutorial

Primeiro, crie seu perfil no Google acessando o link a seguir: http://plus.google.com/ Após acessar o link, clique em login e logue com seu nome de usuário e senha da conta Google. Preencha seus dados de perfil, acrescentado uma foto, como na imagem abaixo:

criando


Logo após adicionar sua foto de perfil e clicar em Sobre, você será redirecionado para uma tela onde poderá editar seu perfil pessoal e, abaixo da tela, terá a opção de colocar os links do seu blog, como na imagem abaixo:

editando


Ao clicar em Editar, abrirá uma tela em popup onde você irá adicionar o nome de seu blog e, logo abaixo, o endereço. Faça nas três opções disponíveis, podendo adicionar quantos blogs você quiser, como na imagem abaixo:

editando


Após adicionar o link de seu blog, salve. Depois de ter preenchido seu perfil e ter colocado sua foto e os links com o nome que deseja, você precisa confirmar a autoria de seu blog. A referência de seu perfil do Google plus para as suas postagens nas buscas orgânicas do Google é feita através do comando citado acima em conjunto com o seu perfil do Google+

Você irá até o painel do seu Blogger, irá em layout, adicionar gadgets. Escolha a opção html/javascript e adicione o seguinte código:

<a href="">[profile_url]?rel=author">Google</a>

troque a parte [profile_url] pelo o endereço do seu perfil

Sem a parte about. Somente o endereço com os números, como na imagem abaixo:

tutorial


O código deve ficar entre as aspas e o ponto de interrogação, como no exemplo do Blog Gerenciado logo abaixo:

<a href="https://plus.google.com/u/0/107491104252976565628?rel=author">Google</a>

Após adicionar o código com o endereço do seu perfil em um gadget, salve e está pronto! Para saber como vai ficar seu perfil junto com sua postagem no Google, acesse o link, a seguir, para fazer o teste de visualização:

http://www.google.com/webmasters/tools/richsnippets

Talvez seja necessário logar com sua conta Google, pois este é um serviço das ferramentas para webmaster.

Nesta etapa, basta colocar o endereço de sua postagem e clicar em visualizar para checar se está tudo ok, como na imagem abaixo:

configurando


Se aparecer o seu perfil junto com a postagem, está tudo ok!

Você deve saber que o Google precisa do código citado acima para fazer a referencia em cada postagem, portanto sugerimos que se coloque o gadget com o código na página principal, porém, é um link pequeno e não afeta a estrutura e nem a visibilidade do blog, caso queira colocar o gadget em outro local, mas tem que ficar na pagina principal.

Os efeitos não aparecerão imediatamente. O Google precisa analisar todas as suas postagens para ir fazendo a referência nas buscas orgânicas, portanto, é necessário que você espere alguns dias para que o código tenha seu efeito por completo.

Um comentário :

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.