Nuvem de tags para blog - Marcadores em forma de nuvem

11 comentários
marcadores

Criando e inserindo uma Nuvem de Tags em seu blog

Neste artigo, vamos ensinar como criar uma nuvem de tags ou nuvem de marcadores.

A implementação do código é simples, porém, você precisa seguir os passos descritos, abaixo, sem pular nenhuma etapa!

A primeira coisa que você precisa saber sobre a nuvem é que você deve inserir marcadores em seus artigos para que a nuvem de tags funcione.

Tutorial - Nuvem de tags

Para facilitar a implementação da nuvem de tags em seu blog, primeiro, você deve inserir o Gadget marcadores no blog. Veja o esquema da imagem abaixo:

gadget


Renomeie o título do Gadget e clique em salvar. Agora, copie o mesmo para o bloco de notas ou qualquer outro editor de texto, pois usaremos este título para localizar o gadget no código fonte do Template.

Agora que salvou o Gadget marcadores que irá exibir suas tags, vá até modelo e editar html.

Dentro da área com o código fonte do seu blog, dê ctrl+f e procure pelo título do gadget marcadores que você havia salvo.

Ao localizá-lo você irá substituir a área do <b:widget.... até </b:widget> como na imagem abaixo:

exemplo

Pelos seguintes comandos:


Para alterar a cor do fundo, mude o código destacado em vermelho, e para alterar altura e largura, mude os números em azul na parte do código destacada abaixo:

SWFObject("https://sites.google.com/site/comofazerumsitecom/ficheiros/nuvemtags.swf", "tagcloud", "230", "210", "7", "#ffffff");

Para alterar a cor das tags, procure pelo comando, abaixo, dentro do código da nuvem de tags e substitua a área destaca em verde:

so.addVariable("tcolor", "0x333333");

Clique aqui para conferir uma tabela para alterar as cores das tags.

Após esta edição, salve e visualize o efeito em seu blog.

Vale lembrar que, após a substituição do código dos marcadores pelo código da nuvem de tags, talvez o Gadget mude de posição. Para colocá-lo onde você quer em seu template, basta voltar à área de gadgets em layout, localizá-lo e arrastar para onde você desejar.

11 comentários :

  1. Olá bom dia
    Quando digitei a tag apareceu a mensagem: texto não encontrado e agora o que faço?
    Meu email é: adoabc@gmail.com Entre em contato comigo.
    Grato
    Blog do Professor Adomilson Costa

    ResponderExcluir
  2. ao adicionar mais de uma tag na mesma postagem ela redireciona você para o local da postagem porem não abre ela, só a primeira tag adicionada ira fazer isso. apos aplicar a nuvem de tags vá em layout clique em editar e selecione a opção marcadores selecionados e clique em editar novamente nesta opção você irá filtra as tags selecione somente uma para cada postagem Adomilson Costa.

    ResponderExcluir
  3. adomilsom pelo que percebi em seu blog você colocou a mesma tag para postagens diferentes se você por acaso que que a nuvem de tag redirecione o leitor para cada postagem em seu blog você precisa colocar tag específica para cada post ok ( altere ou diferencie a tag de cada post para resolver seu ploblema ). abraço amigo

    ResponderExcluir
  4. fala amigo tudo bem?
    então coloquei a nuvem tag porém esta em um local onde tapou totalmente apresentação da minha página , gostaria que ela ficasse no canto esquerdo ou direito como faço para realocá-la? ( de preferência urgente ) muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. amigo ja resolvi obrigado seu blog é top! valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  6. ta dando erro...

    sempre fica a ultima tag adicionada sem aparecer na nuvem ...

    e algumas somem quando vc adiciona outra

    ResponderExcluir
  7. Fiz a configuração passo a passo,acabou desconfigurando o meu blog, mudou o layout e não consigo visualizar minhas publicações. Elas desapareceram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu blog é: http://madebysamy.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Como posso ajudar, Samy?

      Excluir
  8. SE A TAG TIVER ALGUM SINAL COMO AGUDO, CIRCUNFLEXO ETC, NÃO FUNCIONA. UMA PENA

    ResponderExcluir

O BG entrará em contato com você em até 24 horas! Para deixar seu link, escolha a opção Nome/URL. Spans ou links para pedidos de visita serão excluídos imediatamente. Para mais informações, leia a Política BG.